25/01/2021 às 19h58min - Atualizada em 25/01/2021 às 19h58min

Três rios do interior de MS estão em alerta para risco para transbordamento

Na manhã desta segunda (25), o Boletim do Imasul, notificou alerta para os rios Aquidauana, Coxim e Miranda

- CORREIO DO ESTADO
Três rios do interior de MS estão em alerta para risco de transbordamento - Divulgação

Após o plantão de final de semana, realizado pela Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), para monitorar o nível dos rios Aquidauana, Coxim, Miranda e Taquari que se encontravam em estado de crítico. 

O Boletim Diário publicado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desta segunda-feira (25) emitiu um alerta para a população de Miranda devido o nível do rio Miranda, que atingiu a cota de emergência de 700 cm nesta manhã.

As Defesas Civis estaduais, municipal e autoridades locais encontram-se em alerta ao monitoramento, para um possível acolhimento de famílias que residem nas áreas de risco de inundações.  

Os rios Aquidauana e Taquari no município de Aquidauana e Coxim, permanecem em situação de alerta. 

Na medição atualizada nesta segunda-feira, Coxim está em 426 cm, bem próxima ao nível de emergência que é de 500 cm. 

Já em Aquidauana, a atualização mostra cota de 641 cm, enquanto o nível de emergência é de 800 cm.

Observações do Boletim emitido pela Sala de Situação do Imasul apontam que a estação Mt-738 (Distrito Águas de Miranda), no Rio Miranda, atingiu o pico de 989 cm no dia 22/01; Aquidauana o pico de 781 cm em 22/01 e Coxim o pico de 461 em 20/01/2021.

Orientações

A Defesa Civil orienta, que as pessoas que residam em áreas de risco, permaneçam em estado de alerta e acompanhem diariamente a previsão do tempo.

O cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil para receber alertas e avisos é gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

Feito o cadastro, o telefone e o endereço serão incluídos automaticamente na lista de envio dos alertas de possíveis fenômenos adversos de tempo.

Previsão do Tempo  

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul é de muita chuva, tempo abafado e céu encoberto por nuvens.

Estima-se que até sábado (30), chova 70 mm em todas as regiões do Estado. Ventos úmidos e ar quente facilitam a ocorrência de precipitações.

Link
Notícias Relacionadas »