04/02/2021 às 07h48min - Atualizada em 04/02/2021 às 07h48min

Vacinação de idosos acima de 80 anos é suspensa em Dourados

A vacinação de idosos acima de 80 anos, que começou na última segunda-feira (01) em Dourados, foi suspensa segundo informou na tarde desta quarta-feira (03) a Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a procura por doses da vacina “surpreendeu” e as 720 doses disponibilizadas para serem aplicadas já se esgotaram. Aqueles que fazem parte dessa faixa etária e não se vacinaram, devem aguardar os informes sobre uma nova remessa de doses, ainda sem data prevista.

Conforme divulgou o Dourados News o total de doses destinadas a esse grupo cobriria apenas 20% da população idosa de Dourados, que de acordo com levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), seria de 3.600 pessoas, o que também é apontado pela Secretaria de Saúde. O cronograma de vacinação divulgado pela prefeitura no domingo (31) previa a distribuição das doses do imunizante até a próxima sexta-feira (5).

“As pessoas com 99 anos ou mais procuraram as unidades na segunda-feira e, como tem prioridade por conta da idade, usaram grande parte das doses. O mesmo movimento aconteceu na terça-feira com as pessoas que têm entre 95 e 98 anos. 
No início da semana, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou e divulgou um cronograma para atender os idosos acima de 80 anos. Porém, a combinação de alta procura com o estoque reduzido fez esgotar rapidamente as doses nas Unidades de Saúde", diz a nota da Assecom.
 
A orientação do secretário municipal de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, também divulgada na nota é para que as pessoas não procurem mais as unidades de saúde em busca da vacina. De acordo com o secretário, ainda não há uma nova previsão de remessas de doses destinadas ao município.

Link
Notícias Relacionadas »