09/02/2021 às 08h16min - Atualizada em 09/02/2021 às 08h16min

Em investigação iniciada pela polícia civil de Fátima do Sul, PF cumpre mandados contra esquema de fraude previdenciário descoberto em MS

Policiais federais cumprem no Mato Grosso, dois mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (9/2). Denominada MG2, a operação visa desarticular grupo criminoso voltado ao crime de estelionato previdenciário com atuação também em Mato Grosso do Sul, onde o esquema foi descoberto em julho de 2018.

As determinações judiciais ocorrem na cidade de Várzea Grande (MT), com os documentos expedidos pela Justiça Federal de Campo Grande. 

De acordo com a PF, a investigação teve início após a Polícia Civil de Fátima do Sul prender um homem por uso de documento falso. 

Na época, foram apreendidas seis CNH’s (Carteiras Nacionais de Habilitação) falsas, todas com a fotografia do investigado e utilizadas para efetuar pedidos de benefícios previdenciários nas cidades de Fátima do Sul, Três Lagoas, Bataguassu e Ponta Porã.   

Vários atestados médicos suspeitos, requerimentos de benefícios previdenciários utilizando os nomes que constam dos documentos falsos acabaram apreendidos com o homem. 

Também havia com ele radiografias e materiais utilizados para simular engessamento dos braços. Constatou-se ainda que o investigado teria obtido sucesso na concessão de alguns dos benefícios.

Investigação

Durante a investigação dos fatos, apurou-se indícios de que o crime teria sido planejado e coordenado por outra pessoa, residente na cidade de Várzea Grande resultou nas medidas judiciais. 

Os mandados cumpridos hoje buscam reforçar as evidencias da participação da dupla e outras pessoas neste e em outros esquemas criminosos relacionados a fraudes previdenciárias.

Se comprovadas as suspeitas, os investigados responderão pelo crime de estelionato previdenciário e as penas podem chegar a seis anos de prisão. 
Link
Notícias Relacionadas »