18/03/2021 às 07h36min - Atualizada em 18/03/2021 às 07h36min

Fila de ambulâncias com pacientes de Covid-19 se forma em frente ao Hospital Regional de MS

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, cinco ambulâncias chegaram ao mesmo tempo e a cena foi registrada às 15h30, nesta quarta (17).

- G1

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fizeram fila em frente ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), na tarde desta quarta-feira (17). O registro divulgado nas redes sociais mostra cinco veículos com pacientes esperando atendimento para o tratamento da Covid-19.

De acordo com a assessoria de imprensa do HRMS, às 15h30, desta quarta (17), as ambulâncias ficaram em frente ao Pronto Atendimento Médico do hospital, referência no tratamento da Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo a instituição, os veículos chegaram juntos ao local, assim, acarretando a fila. Os pacientes tiveram que aguardar o direcionamento para o atendimento. A assessoria informou que após alguns minutos, os veículos saíram da frente do pronto socorro.

De acordo com o coordenador do SAMU em Campo Grande, Ricardo Rapassi, "a retenção de macas está sendo constante na capital". O médico informou que diariamente, até 13 macas estão ficando presas em filas nos hospitais de Campo Grande.

Ainda conforme Rapassi, as filas de ambulâncias estão se formando em decorrência da lotação dos hospitais em Campo Grande. Neste momento de espera, os pacientes ficam dentro das unidades móveis recebendo atendimento médico, até que a instituição hospitalar regule um leito específico.

"Essa retenção atrapalha nos outros atendimentos do SAMU. Isso prejudica o transporte de pacientes que estão ficando dentro de UPAs, estão ficando por tempo prolongado nessas unidades de saúde e o quadro clínico pode piorar", destacou o médico.

Pandemia em Mato Grosso do Sul

 

Mato Grosso do Sul confirmou 42 mortes e 921 pessoas hospitalizadas por Covid-19, nesta quarta-feira (17). São os maiores números desde o começo da pandemia. O estado totaliza 3.709 óbitos e 402 pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), segundo a secretaria estadual de Saúde (SES).

Campo Grande se mantém como a cidade com o maior número de mortes, 14, seguido por Corumbá, com 4; Dourados e Naviraí, com 3 e Costa Rica e Novo Horizonte do Sul e Paranaíba, com 2. Outros 12 municípios registraram um óbito cada: Água Clara, Angélica, Aquidauana, Cassilândia, Chapadão do Sul, Itaquirai, Ladário, Maracaju, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso Sidrolândia e Três Lagoas.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que outra notícia triste nesta quarta é a da quantidade de novos casos confirmados, 1.447, o que elevou média móvel dos últimos 7 dias para 1.021. Com isso, o estado chegou a 197.541 infectados com o novo coronavírus.


Link
Notícias Relacionadas »