26/03/2021 às 07h05min - Atualizada em 26/03/2021 às 07h05min

Dourados segue decreto estadual e apenas serviços essenciais poderão funcionar

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), seguiu Decreto Estadual que estabelece série de medidas restritivas de combate a pandemia do coronavírus. O documento será publicado ontem (25/3) no Diário Oficial do Município e também atenderá recomendação feita pelo MPE (Ministério Público Estadual). 

Com isso, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar na maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense a partir de amanhã (26/3). 

O decreto municipal tem validade até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa. 

Além dos 45 segmentos definidos como essenciais pelo governo - veja aqui -, a prefeitura também adotará o toque de recolher entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e das 16h às 5h aos sábados e domingos. 

As exceções são serviços públicos considerados indispensáveis, como casos de emergência e urgência, saúde, transporte, fornecimento de alimentos e medicamentos por delivery, farmácias e drogarias, além de funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes em postos de combustíveis localizados em rodovias e hotéis, hipermercados, supermercados e mercados. 

Transportes intermunicipais também estão liberados.

Conforme apurado pelo Dourados News, o único impasse em relação ao decreto publicado pelo governo tem relação com o funcionamento das academias, que possui uma legislação específica. 

Nesta tarde, grupo de empresários chegou a realizar manifestação em frente ao CAM (Centro Administrativo Municipal) para tentar convencer a administração a não aderir as normativas do Estado.

Também nesta quinta-feira, o Ministério Público Estadual emitiu recomendação para que todos os municípios sigam as determinações do governo, sob pena de medidas judiciais. 

Números da pandemia

Mato Grosso do Sul bateu recorde de mortes em decorrência do coronavírus hoje. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde) 60 óbitos foram registrados e a confirmação de mais 1.256 testes. 

Com isso, são 206.968 pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia e 3.975 mortes. 

Já em Dourados, mais duas pessoas foram vítimas do coronavírus nesta quinta, totalizando 308. Até o momento, 23.141 acabaram infectados pela Covid na cidade. 

Leitos 

Boletim divulgado pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) nesta quinta aponta para 100% dos leitos destinados a UTI Covid ocupados no município. 

São 35 pessoas internadas com a doença, três casos suspeitos e um paciente de pós-Covid. 


Link
Notícias Relacionadas »