01/04/2021 às 09h11min - Atualizada em 01/04/2021 às 09h11min

Studio Vorkurs arquitetura e design inovador chega a Fátima do Sul

 

Studio Vorkurs
Studio Vorkurs – Arquitetura e Design, surgiu do sonho dos jovens arquiteto e urbanista Thierry Lima de Souza e designer Wesley do Nascimento Ramalho, que descobriram ter em comum a ideia de promover arquitetura e design que favoreça qualidade de vida e integração com o meio ambiente. Esses sonhadores acreditam que projetos inovadores promovendo o bem-estar humano de forma responsável e sustentável é a melhor opção para a construção de um mundo melhor. Por acreditar nisto Thierry e Wesley hoje investem neste sonho e trabalham para torná-lo realidade.

O que significa Vorkurs?
Vorkurs era o nome dado a uma disciplina da escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha – BAUHAUS. Disciplina que tinha por significado “curso preliminar” que tinha por objetivo essencial conhecer as propriedades e o uso genuíno de cada material. Criador da disciplina, professor e diretor László Moholy acreditava no conhecimento dos materiais para entender certas formas, aplicações e funções. Preceitos que permeiam o objetivo de todo projeto realizado pelos dois profissionais, assim surge então Studio Vorkurs – Arquitetura e Design.

Projeto Studio Vorkurs+Haus
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está localizada na região central da cidade de Fátima do Sul, região da Grande Dourados – MS; na Rua Severino de Araújo esquina com a Rua Tenente Antônio João. Projetado para abrigar e trabalhar o projeto foi idealizado em um lote de esquina com 164,455 m², onde busca otimizar espaços permitindo a criação de áreas de contemplação. O conceito abordado é um edificação pré-fabricada e contemporânea. Baseada nos preceitos modernistas para atingir o minimalismo, sendo uma edificação sustentável e apresentando materiais aparentes para realçar sua devida beleza.


O projeto baseia-se em dois volumes sobrepostos de forma perpendicular, de maneira a organizar a espacialidade do lote proporcionando a qualidade das áreas internas e externas. O volume inferior implantado transversalmente abriga o Studio de arquitetura e design, garagem e um espaço de convívio proporcionando vista para a rua. O volume superior abriga a residência, com suas grandes sacadas que se apoia sobre o volume inferior no sentido longitudinal ao terreno e permitindo melhor entrada de luz e ventilação natural. Acima uma cobertura verde de 40 cm com jardim, onde será uma área de contemplação. Além de seu balanço na entrada pública do Studio na Rua Severino de Araújo.

Edificação em estrutura metálica com aproximadamente 174 m², foi pensada para ser uma construção ágil, leve e que permite a exploração de espacialidades que valorizem tanto os aspectos técnicos e construtivos, assim como alguns conceitos de sustentabilidade aplicado. O conceito abordado é claro nas escolhas que o norteia, como: o uso de pilares e vigas metálicas, o emprego do bloco de concreto nas vedações externas, laje em painel wall, utilização de drywall nas vedações internas, captação de águas pluviais, fossa séptica, cobertura verde e energia fotovoltaica. O Objetivo é explorar a contraposição dos sistemas construtivos e seu custo benefício.

Esse método construtivo é conhecido como pré-fabricado onde o profissional idealiza o projeto dentro de todo parâmetro necessário para sua concepção, mas focando sua execução com materiais industrializados onde o mesmo já vem nas dimensões necessárias de fábrica evitando resíduos/desperdícios dentro do canteiro de obra. Além da redução de resíduos a edificação conta com uma fossa séptica dívida em três seções de tratamento de esgoto onde a água final resultante desse processo será usada novamente nos vasos sanitários ou irrigação do jardim. A cobertura ajardinada garante uma grande área de contemplação, onde toda área conta com um bom sistema de drenagem e captação de águas pluviais que será utilizada para manutenção das calçadas e jardins.  A edificação conta com ligação elétrica da rede pública, mas seu consumo será a partir de placas fotovoltaicas na cobertura.

A edificação idealizada para ter consumo mínimo de energia conta com grandes aberturas de piso a teto valorizando luz e ventilação natural, a cobertura verde é composta por uma série de camadas permitindo que a vegetação cresça e melhore a temperatura interna. Conta também com dois lagos naturais modernos, jardins e floreiras que contribuirão para melhoria do microclima local.  O paisagismo é outro ponto de foco, onde serão adotadas espécies tropicais onde a natureza se uni a arquitetura. A justaposição e contraposição das técnicas industriais traduz uma arquitetura leve, sustentável, com texturas e características brasileiras.

O projeto aponta novas tecnologias na construção civil, novidades para os habitantes da cidade e região, sendo um modo de abordagem para análise dessas novas tecnologias. Construção rápida, limpa, com baixos índices de desperdício, baixa manutenção, impactos positivos, maior eficiência energética e excelente custo benefício.

A edificação conclui seu propósito, moradia, trabalho e um espaço de convívio no térreo onde após esse momento de pandemia passar será aberto ao público para um bate papo semanal. O Studio além da produção visa essa aproximação do público, difundindo ideias e claro abordando a realidade e necessidades. Diversos temas da construção civil serão abordados, com convidados de diversas áreas. Tento por objetivo de conscientização, aprendizado, valorização da profissão e democratização da arquitetura. Para mais informações siga-nos nas redes sociais!

Facebook: Facebook.com/studio.vorkurs
Instagram: @studio.vorkurs
Tel./Whats.: (67) 99152-7437
E-mail: [email protected]
 


Link
Notícias Relacionadas »