29/04/2021 às 08h15min - Atualizada em 29/04/2021 às 08h15min

Aos 24 anos, ex-aluno de escola pública é o estudante mais novo a se tornar doutor na Universidade da Paraíba

- O SEGREDO

Lucas se tornou o mais jovem doutor da UFPB. Quer usar sua experiência para motivar outros jovens a correr atrás de seus sonhos.

O estudo é uma das principais portas para mudança de vida. A educação é uma ferramenta que transfere poder e conhecimento de forma igualitária, mas infelizmente ainda não são todos que conseguem acessá-la.

Um aluno de escola particular, na maioria das vezes, terá mais chances de estudar numa universidade pública do que um estudante de escola pública.

Lucas Carvalho é uma exceção a essa regra! Aluno de escola pública a vida inteira, ele tem orgulho de dizer que nunca precisou entrar numa instituição privada para chegar aonde está.

Com apenas 24 anos, ele é um dos mais jovens doutores de sua região e o mais novo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde concluiu seu doutorado.

Você deve estar se perguntando como ele conseguiu se tornar doutor tão rápido, e é simples: ele levou quatro anos e meio para terminar a graduação em Medicina Veterinária, apenas 12 meses para terminar o mestrado e 25 meses para finalizar o doutorado.

 

O jovem ex-aluno de escola pública agora é doutor, aos 24 anos.

A aventura do jovem ainda não está nem perto de acabar, porque Lucas está prestes a ir para Estocolmo (Suécia), para fazer seu pós-doutorado. Além de ter muito orgulho de suas origens, ele gostaria de ser um exemplo para todos os jovens que têm sonhos e os motivar a realizá-los.

 

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.

Segundo a Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Lucas nasceu em Serra Branca, no interior da Paraíba, onde só tinha duas opções de ensino: a escola pública estadual ou a municipal. A família optou pelo ensino estadual, e foi onde ele cursou todas as séries.

No ensino médio, seus pais pensaram em mudá-lo para outra escola, em Campina Grande, mas como o ensino público de sua região era de boa qualidade, preferiram deixá-lo onde estava. Segundo o jovem, cerca de 70% da sua turma foi aprovada no vestibular, e pelo bom desempenho, Lucas conseguiu uma vaga em Medicina Veterinária.

No oitavo semestre, muito antes do requerido, o jovem já havia feito o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por isso decidiu apostar em uma vaga no mestrado, na qual ingressou com nota máxima.

Logo que defendeu sua dissertação, foi aprovado para o doutorado. Na capital da Suécia, Lucas vai passar os próximos dois anos fazendo pós-doutorado.

Lucas sonha em se tornar professor e principalmente motivar os alunos, especialmente os egressos de instituições públicas. Ele afirma ser muito grato pela possibilidade de poder estudar sem pagar, e agradece ao governo e ao estado, e explica que se tornar professor é uma maneira de retribuir todo investimento que foi feito.


Link
Notícias Relacionadas »