03/05/2021 às 09h32min - Atualizada em 03/05/2021 às 09h32min

Mais de 30 mil estão com 2ª dose atrasada e MS espera receber Coronavac até sexta-feira

Para amenizar atraso, SES destina 4,4 mil doses de indígenas para imunização atrasada

Atraso no envio de mais doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan fez com que cerca de 30 mil pessoas em Mato Grosso do Sul perdessem o prazo para receber a 2ª dose do imunizante. De acordo com o Instituto, a expectativa é enviar mais 1 milhão de doses na quinta ao Ministério da Saúde. Desta forma, até sexta, o Estado teria mais doses para dar seguimento às aplicações. 

Conforme o secretário estadual de saúde de MS, Geraldo Resende, a expectative é que mais doses da vacina cheguem para aplicação dos atrasados da 2ª dose. Além disso, para amenizar o atraso, a Saúde destina 4,4 mil das 5,6 mil doses recebidas na semana passada para vacinar indígenas para distribuir aos municípios, para que apliquem a 2ª dose em quem estiver com imunização atrasada por mais tempo.
Assim como pelo menos outras 21 cidades de Mato Grosso do Sul, Campo Grande sofre com a falta de doses da Coronavac. O atraso do envio feito pelo Ministério da Saúde, fez com que diversas pessoas do grupo de risco para o coronavírus não completassem a imunização no prazo determinado pela bula do imunizante, de 28 dias. 

Levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) mostra que faltaram doses para a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19 em 74,4% dos municípios de Mato Grosso do Sul. 
Em Campo Grande, desde o dia 25 de abril não é feita a aplicação da 2ª dose de Coronavac. Na data, foi possível realizar a vacinação em pessoas que estavam agendadas para até o dia 20 de abril. Ou seja, quem estava marcado para receber o reforço na imunização no dia 21 de abril já está com 13 dias de atraso.

Retomada da produção da Coronavac

A direção do Instituto Butantn afirmou que iria reotmar a entrega de Coronavac a partir desta segunda-feira (03) ao Ministério da Saúde.

No fim de março, o governo federal passou a orientar que não era mais preciso reservar metade dos lotes da Coronavac para garantir a segunda dose. 

Então, existem três grupos prioritários que ainda precisam da segunda aplicação da Coronavac em todo o Brasil. São: 3% dos trabalhadores da saúde, 6,2% das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e 1,9% dos idosos entre 60 e 64 anos.

Apesar do atraso, o Ministério da Saúde adverte que as pessoas precisam buscar a segunda dose. Quando forem chamados para aplicação, vacinados com a Coronavac devem ir até um ponto de vacinação e completar a imunização contra Covid-19.

Link
Notícias Relacionadas »