05/05/2021 às 06h57min - Atualizada em 05/05/2021 às 06h57min

Novo carregamento chega no fim de semana e traz mais Coronavac para 2ª dose

A previsão é o Ministério da Saúde entregar cerca de 50 mil doses entre a próxima quinta e segunda-feira - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

- Campo Grande News

Novos carregamentos de vacinas contra a covid-19 devem chegar entre quinta e segunda-feira, em Mato Grosso do Sul. A previsão é o Ministério da Saúde encaminhar cerca de 50 mil doses da Astrazeneca e da Coronavac permitindo assim a imunização de novos grupos prioritários e a continuidade da aplicação da segunda dose, em atraso no Estado.

De acordo com secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, a previsão é de chegar 11 mil doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, até o final da semana.

“[O lote] tem que ser empregado em pessoas que estão com a dose em atraso, portanto que passaram 28 dias da aplicação do primeiro imunizante”, destacou.

Suspensa há mais de dez dias em Campo Grande, a imunização completa com a Coronavac foi retomada nesta terça-feira, com o envio de 5,6 mil doses no último sábado. Deste total, 1,2 mil foram destinadas aos polos base do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), como forma da segunda restituição parcial da primeira fase de devolução de imunizantes, emprestados à SES para cumprir determinação do Ministério da Saúde.

Os outros 4,4 mil foram distribuídos para os municípios, sendo 1.550 para Campo Grande. O quantitativo, no entanto, não cobriu nem 5% do total de quase 100 mil pessoas com aplicação em atraso.

Em nota encaminhada às secretarias estaduais, o Ministério da Saúde garantiu que será novamente um final de semana e início da próxima semana com diversas entregas.

“Importante destacar que essa ação está alinhada com Conass e Conasems e com a necessidade de recebimento de doses 2 do Instituto Butantan e entrega isolada da vacina a Pfizer dada a necessidade de monitorar as primeiras entregas dessa vacina que possui perfil diferenciado de abastecimento”.

Amanhã será emitido informe técnico com 3,9 milhões de doses da vacina Astrazeneca que já esta disponível para entrega, 1 milhão de doses da vacina Butantan que será entregue na sexta e o restante das doses da vacina Phizer.

No informe, estarão contempladas as orientações para as três vacinas, mas as entregas acontecerão da seguinte forma: a partir de quinta Astrazeneca; partir de sábado Butantan; e partir de segunda Astrazeneca.

Os atrasos podem comprometer o desempenhos de Mato Grosso do Sul na aplicação da vacina. Até ontem, o Estado era o segundo do País em número de pessoas vacinadas contra a covid-19. Mais de 16% da população já vacinou. Na Capital, o porcentual é de mais de 20%.

Até esta segunda-feira, o número de pessoas contaminadas para covid-19 era de 251.369   e 5.852 óbitos.


Link
Notícias Relacionadas »