28/05/2021 às 07h28min - Atualizada em 28/05/2021 às 07h28min

Ministério dá aval e MS vai retomar vacinação contra Covid-19 por idade

Todos de MS são incluídos na vacinação, que agora segue por faixas etárias

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) aprovou nesta quinta-feira (27.5) a proposta apresentada por Mato Grosso do Sul para realizar a vacinação de grupos por faixa etária de imunização contra a Covid-19.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que a vacinação por idade democratiza o acesso a vacinação por toda a população. “Vacinando por faixa etária garante o acesso de todos a imunização e ajuda a ampliar cada vez mais a imunização da população de Mato Grosso do Sul”, disse.

Com essa decisão, nesta sexta-feira (28.5) a Secretaria de Estado de Saúde vai publicar resolução autorizando os municípios de Mato Grosso do Sul a iniciar a vacinação por faixa etária começando pelo grupo de 55 anos a 60 anos.

Como os municípios ainda não completaram a vacinação de todos os 28 públicos prioritários, será reservado 30% das doses para a continuação da imunização desses grupos e 70% das doses serão destinadas para aplicação por faixa etária.

A proposta de vacinação por faixa etária havia sido apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) desta quarta-feira. Já nesta quinta-feira 27), a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), aprovou a proposta.

Uma nota técnica foi expedida pelo Ministério da Saúde também nesta quinta-feira, contendo avaliação sobre o andamento do PNI (Plano Nacional de Imunização) e, ao final, resumindo as seguintes recomendações: "manter a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no PNO e; Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade (comorbidades, pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, funcionários do sistema penitenciário, população privada liberdade) poderão pactuar em CIB a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários".

Segundo o secretário Geraldo Resende, a pactuação na CIB (que reúne a Secretaria Estadual de Saúde e os 79 secretários municipais de Saúde de MS)  será realizada em reunião extraordinária que acontecerá ainda nesta quinta-feira (27) a partir das 17 horas.

Resultados de Excelência

Referência em diversas frentes de trabalho no enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional e figura em entre os primeiros estados que distribui e a aplica as vacinas contra a Covid-19.

Inovador, o Estado foi considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), como o melhor Estado que tem o melhor índice de aproveitamento de doses utilizadas do país, o que coloca MS com melhor eficiência no enfrentamento à Covid-19.


Link
Notícias Relacionadas »