24/06/2021 às 16h28min - Atualizada em 24/06/2021 às 16h28min

'Lua de Morango' acontece nesta quinta-feira; saiba como ver a última superlua de 2021 em MS

Fenômeno poderá ser visto a olho nu

Fenômeno poderá ser observado a partir do pôr do sol - Divulgação

Os amantes da astronomia em Mato Grosso do Sul terão nesta quinta-feira (24) a última oportunidade do ano em observar uma superlua, que é conhecida como 'Lua de Morango'. Assim como nas luas “rosadas” ou “de sangue” nos meses anteriores, a “Lua de Morango” não vai ter nenhuma grande mudança na aparência, mas ela vai aparecer um pouco maior no céu por causa da proximidade com nosso planeta.

Essa será a 3ª maior superlua do ano, atrás das de maio e abril e para vê-la é simples: basta olhar para o leste a partir do momento do pôr do sol, por volta das 17h, quando a Lua surgir no horizonte. Esse é o melhor momento para observar o fenômeno, uma vez que o 'efeito visual' passa após cerca de 30 a 40 minutos.

O efeito fica mais interessante se você estiver perto de prédios, árvores ou com a visão do horizonte, pois nosso cérebro potencializa o tamanho aparente da Lua.

O apelido é derivado de tradições indígenas norte-americanas, que marcavam a passagem do tempo de acordo com as luas cheias. Como essa é a época do amadurecimento de morangos selvagens por lá, o fenômeno foi batizado com o nome da fruta.


Link
Notícias Relacionadas »