01/07/2021 às 08h12min - Atualizada em 01/07/2021 às 08h12min

Pelo menos 34 mil pessoas de outros Estados se vacinaram contra Covid-19 em MS

Aproveitando a divisa, mais de 25 mil pessoas de estados vizinhos se vacinaram em MS

Desde o início da campanha, 34.409 pessoas de outros estados se vacinaram contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Destas, 25.568 eram de estados vizinhos, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná.

Os dados foram levantados pelo Jornal Midiamax por meio Portal Brasileiro de Dados Abertos. As informações foram atualizadas no banco de dados até 13 de junho de 2021.

Até essa data, 1.048.575 doses haviam sido aplicadas em MS de acordo com o banco de dados. Então, dos 34 mil vacinados de fora, 74% são de cinco estados que fazem divisa com o Estado.

Conforme os dados, 26.531 primeiras doses usadas em MS foram para vacinar moradores de outros estados. Dessas, 19.655 foram aplicadas em pessoas que vivem em estados vizinhos de MS.

Já as segundas doses foram aplicadas em 7.878 pessoas de fora de MS. Sendo que 5.913 dos reforços imunológicos foram recebidos por moradores de estados que fazem divisa com MS.

No total, MS imunizou 6.340 pessoas de outros estados com as duas doses contra a Covid-19. Destes, 4.804 são de estados que fazem divisa com MS, o que representa 75% dos vacinados por completo.

Além dos cinco estados, MS tem fronteira com dois países da América do Sul, Bolívia e Paraguai. Até 13 de junho, 27 pessoas com endereço do Paraguai foram vacinadas no Estado. Houveram ainda mais dois estrangeiros imunizados em solo sul-mato-grossense, um com endereço da Noruega e outro da Bélgica.

Blindagem das fronteiras

MS participa de um estudo inédito da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que irá imunizar por completo 13 municípios do Estado que fazem fronteira com outros países. Toda a população a partir de 18 anos vai ser vacinada contra a Covid-19 nas próximas semanas.

Preocupados em garantir que apenas sul-mato-grossenses recebam as doses, municípios da fronteira se preparam para a vacinação em massa. É o caso de Ponta Porã e Corumbá, as duas maiores cidades da divisa com outros países.

Nestes municípios, apenas quem apresentar comprovante de residência estipulado pelas prefeituras poderá receber a dose. A ação de vacinação em massa será realizada com doses da Janssen, que garantem a imunização contra Covid-19 com uma dose.

Do outro lado

A reportagem entrou em contato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para saber se é dada alguma orientação para os municípios sobre a vacinação de pessoas de fora de MS. No entanto, até a publicação da matéria a Secretaria não havia retornado. O espaço segue em aberto para posicionamento.


Link
Notícias Relacionadas »