01/07/2021 às 10h17min - Atualizada em 01/07/2021 às 10h17min

MS recebe 207.050 doses da Janssen e vacinação em massa começa na sexta em 13 cidades

Parte do lote também será distribuída a todos os municípios de MS

- SES / MS

Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (1º) lote com 207.050 doses da vacina contra covid da Janssen, que é de aplicação única. Assim, no período da tarde, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) irá distribuir os imunizantes aos municípios.

Desse total, 165,5 mil serão destinados para vacinação em massa de todos os adultos em 13 municípios da fronteira, que irão participar de estudo conduzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com universidades americanas.

As outras 41.550 doses serão distribuídas entre 66 municípios do Estado, conforme a tabela abaixo:

“É uma grande conquista para Mato Grosso do Sul. Os 79 municípios serão beneficiados. Iremos criar um cinturão sanitário na faixa de fronteiras e com isso os outros 66 municípios vão passar a receber mais doses das vacinas nas remessas regulares”, declarou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Doses que cada município da fronteira irá receber para a vacinação em massa:

Vacinação em massa

A vacina americana é de aplicação única e será utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda. O estudo será realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz (capitaneado por Croda), com apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos Estados Unidos de Stanford, Yale e Miami.

O especialista explicou que  todos acima de 18 anos que ainda não foram vacinados com outros imunizantes receberão dose da Janssen. Os pesquisadores vão monitorar o impacto da vacina em relação a imunidade coletiva e vão comparar os dados com outros 13 municípios similares. Também serão monitoradas a incidência da doenças em crianças e adolescentes, que ainda não podem receber vacina.

A mobilização para que MS recebesse doses extras envolveu grande mobilização política. "Fizemos solicitação para a bancada federal, os senadores de MS foram ontem de manhã ao ministro, governador fez ligações, a ministra Tereza Cristina ligou ao ministro para termos esse fundo de reserva, tivemos apoio do Conass e Conassems. Todos participaram dessa conquista", disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Municípios na expectativa

Uma das preocupações, principalmente dos locais que têm cidades vizinhas do outro lado da fronteira, é de garantir que a vacinação seja feita em moradores sul-mato-grossenses.

É o caso de Ponta Porã e Corumbá, as duas maiores cidades da fronteira. Esses municípios, por exemplo, terão critérios rígidos para garantir a imunização de sua população.

os dois principais municípios da fronteira já estão com o esquema de vacinação prontos para serem executados. As duas cidades ampliaram os pontos de imunização e pretendem imunizar cerca de 7 mil pessoas por dia.


Link
Notícias Relacionadas »