03/09/2021 às 09h48min - Atualizada em 03/09/2021 às 09h48min

COLUNA SEU DIREITO: Marketing jurídico e publicidade na advocacia, por Omar Suleiman

Marketing jurídico e publicidade na advocacia

Em tempos de uso contínuo da internet e grande concentração de pessoas nas cidades, a publicidade se faz de grande importância para todos os ramos de trabalho, inclusive o ramo jurídico. Entretanto, a advocacia possui algumas restrições no que tange ao marketing e é isso que trataremos no artigo de hoje.

Podemos conceituar o marketing na advocacia como o conjunto de regras e estratégias que podem ser adotadas para divulgar o trabalho e alcance de clientes. Todas as regras são trazidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, Estatuto da Advocacia e pelo Regulamento Geral.

Em suma, a publicidade na advocacia deve buscar sempre o caráter informativo, sem estimulo direto ao litigio ou contratação de serviços, tudo isso para que não haja a captação de clientes. É defeso também a publicidade em conjunto com qualquer outra atividade que não seja advocatícia.

Ainda, é vedado fazer referência a valor de honorários, afirmar ser especializado em áreas que não possui devida especialização ou título certificado, sendo de igual forma proibida a distribuição de brindes e o compartilhamento de frases que demonstrem auto engrandecimento ou comparação.

Ainda assim, o marketing jurídico pode ser feito de diversas formas. A publicidade pode ser dar em veículos especializados, como revistas jurídicas, além de ser possível a veiculação em espaços para publicidade de advogados ou escritórios de advocacia em página de revista jurídica na internet.

Nesta feita, também é permitida a participação em página de cadastramento de profissionais jurídicos na internet. O uso de logotipos também é liberado, desde que compatíveis com a devida seriedade da advocacia.

Com isso, podemos concluir que a presença do advogado nas redes sociais, com todo o avanço tecnológico e de comunicação, é sim permitida, desde que seguindo os limites da legislação pátria, de forma a não angariar clientes ou desmerecer o trabalho dos colegas de profissão.

 
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