09/09/2021 às 07h59min - Atualizada em 09/09/2021 às 07h59min

Ventos de até 90 km por hora arrancam telhado e derrubam árvores em Itaporã

A chuva rápida registrada em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (8)

- Campo Grande News

A chuva rápida registrada em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (8) veio acompanhada de ventos fortes que anunciaram a queda de temperatura no Estado. Em Itaporã, a ventania chegou a 90 km/h, derrubou árvores e arrancou telhados de residências pela cidade.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, às 16 horas o vento marcou a maior velocidade do dia, 90 km/h. Foi neste período que os moradores registraram vídeos que mostram a destruição causa pela ventania.

Em imagens enviadas ao site Itaporã News é possível ver um telhado de zinco ser arrancado no bairro Jardim Santa Terra. Com a força do vento, a estrutura foi parar no terreno vizinho a casa. Outro vídeo mostra árvores caídas na rua Dez de Dezembro. Por pouco os galhos não atingiram um carro estacionado na via.

Não chovia na cidade desde o dia 27 de agosto, quando foi registrado acúmulo de 12 milímetro. Estragos por conta do vendaval também foram registrados em Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Aquidauana, Bataguassu e Maracaju.

Conforme Natálio Abrahão, a ventania foi o anúncio da aproximação de frente fria que chegou ao Estado no fim da tarde de ontem, vinda do Sul do país. “São chamados ventos pré-frontais”, destaca Abrahão. O município amanheceu com 18°C e de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima não passa de 24°C ao longo do dia.

Nesta manhã, o céu nublado predomina no centro-sul do Estado, com previsão de mais chuva ao decorrer do dia. Nas demais regiões o tempo fica parcialmente nublado, com sol durante a tarde. Os termômetros voltam a subir no sábado (11) em todo Mato Grosso do Sul.


Link
Notícias Relacionadas »