13/09/2021 às 16h20min - Atualizada em 13/09/2021 às 16h20min

Sipal estuda reativar esmagadora de soja em Fátima do Sul

Prefeita Ilda Machado recebe investidores e Deputado Londres vai ao Governo do Estado em busca de incentivos para reabertura da empresa

Washington Lima - Fátima Em Dia

Representantes da empresa Sipal Indústria e Comercio LTDA (local da extinta e conhecida Pacaembu), se reuniram com a prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, para discutir o assunto e tratar sobre incentivos municipais para a reabertura da unidade esmagadora de soja, que empregaria aproximadamente 100 pessoas.  

Com a planta de aproximadamente 86 mil metros quadrados de área, a empresa iniciou o processo seletivo para a contratação de profissionais especializados em diversas áreas, prevendo dar início a reforma e modernização de todo o setor industrial.  

A prefeita Ilda Salgado Machado (PSD), desejou boas-vindas aos novos investidores, ao receber o diretor da empresa Willian Schöll, o responsável de área jurídico e fiscal, Eduardo Desidério e o responsável pela unidade local, Marcelo Dino Legal. Durante o encontro a prefeita, lembrou que em 2006, quando assumiu a gestão do município incentivou a indústria e havia voltado a funcionar, esmagando cerca de mil toneladas por dia de grãos, produzindo diariamente 200 toneladas de óleo vegetal bruto e 800 toneladas de farelo de soja, gerando vários empregos e fomentando a economia local.

A prefeita Ilda Machado, se colocou à disposição dos investidores para que o projeto seja consolidado na cidade, ressaltando que a indústria esmagadora de soja é um sonho de toda a região sul do Estado, porque vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva de grãos, bem como, propiciar a geração de novas frentes de emprego e renda. “Dentro do projeto de desenvolvimento de Fátima do Sul, estamos investindo em busca da geração de empregos e para isso buscaremos a viabilização deste projeto”, disse.

“Viemos ao gabinete apresentar o nosso projeto a prefeita Ilda Machado, que, diga-se de passagem, foi muito receptiva e colocou-se à disposição para futuras parcerias público-privadas. Percebemos que existe um engajamento do Poder Público em relação ao setor produtivo de pequeno, médio e grande porte e da fomentação do agronegócio, além de que, o município está na rota da soja e brevemente receberá a pavimentação Fátima do Sul / Caarapó. A sua localização estratégica estamos na rodovia BR-376 e com acesso fácil a BR-163, também favorece toda logística e potencializa a atuação da Sipal”, enfatizou o Diretor Executivo, Willian Schöll.

Sobre uma negociação relacionada a créditos tributários junto ao Governo do Estado, o deputado estadual Londres Machado (PSD), recebeu os investidores em Campo Grande e participaram de uma reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), onde discutiram as possibilidades para que a esmagadora possa voltar a operar em Fátima do Sul, já na safra 2022.



SOBRE A SIPAL
A empresa que conta atualmente com 34 unidades de recebimento de grãos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, São Paulo e Paraná, perfazendo um total de 2.300.000 toneladas de armazenagem, também é a maior armazenadora do estado de MT e conta com uma Planta Industrial de Produção de Etanol em Campos de Júlio-MT.
 


Link
Notícias Relacionadas »