20/09/2021 às 11h02min - Atualizada em 20/09/2021 às 11h02min

COLUNA SEU DIREITO: Cyberbullying e suas consequências jurídicas, por Omar Suleiman

Cyberbullying e suas consequências jurídicas
 
Na era tecnológica em que vivemos, o acesso a redes sociais é grandemente facilitado, aumentando também o fácil contato de pessoas nos mais diversos tipos de ambientes digitais.

Ao mesmo tempo em que a internet nos ajuda na proximidade de pessoas e acesso rápido a informações, temos também quem utilize a ferramenta para espalhar terror e disseminar palavras de ódio.

Com tudo isso, surgiu uma nova forma de intimidação: o cyberbullying, conceituado como o bullying realizado por meio das mídias sociais, plataformas de mensagens, de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com o intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas.

Em que pese ser a prática de bullying em ambientes virtuais, essa perseguição, por vezes, chega a desencadear em agressões físicas e humilhação pública. Todavia, o cyberbullying tende a ser psicologicamente mais danoso. Explico.

O bullying, via de regra, ocorre somente de forma presencial, no contato feito dia a dia. Já o cyberbullying persegue a vítima nos mais diversos locais e momentos, até quando essa se encontra sozinha, visto que mesmo em seu momento de isolamento, pode vir a receber mensagens e ofensas via internet.

E qual a consequência jurídica do cyberbullying?

Bem, a Lei 13.185/2015, em seu artigo 2°, parágrafo único, afirma que “há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial”.

Judicialmente, é possível a obtenção de liminares para a determinação de retirada do conteúdo ofensivo da internet, além da possibilidade do requerimento de informações acerca dos sites, provedores e dados no usuário, tudo isso oferecido pelos responsáveis do aplicativo.

Por isso, aconselha-se que a vítima do cyberbullying efetue um Boletim de Ocorrência, indicando aquele que imagine ser o suspeito, além de manter consigo todas as provas que tiver sobre a intimidação e proponha a ação judicial cabível em face do provedor de internet/telefonia, que irão rastrear e oferecer os dados do emissor das mensagens.

Ademais, podemos encaixar o cyberbullying como um crime contra a honra, quais sejam, calúnia, injuria e difamação, aumentando a pena em um terço, por ser cometido em ambiente que facilita a divulgação e compartilhamento.

Certo é que a internet não é uma terra de ninguém, como as vezes parece ser. É importante que os pais efetuem um maior controle de seus filhos ao utilizarem a infinidade de opções que as redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea podem oferecer, de modo que esta prática seja cada vez menos comum, pois os traumas advindos dessas ações podem perdurar por uma vida toda.
 
 

 


Link
Notícias Relacionadas »