22/09/2021 às 13h43min - Atualizada em 22/09/2021 às 13h43min

Deputados aprovam redução de ICMS para nova taxa de luz

Os deputados estaduais aprovaram mais uma redução de cobrança nas alíquotas do ICMS

Os deputados estaduais aprovaram mais uma redução de cobrança nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), nas faturas de energia elétrica em período em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fixar a bandeira de escassez hídrica. A nova taxa, devido à seca extrema, foi imposta recentemente e assim o Poder Executivo enviou o Projeto de Lei 267/2021, para complementar a Lei Estadual 5.707/2021, também aprovada pela Assembleia, que já diminuiu o valor do ICMS quando a Aneel fixar a bandeira vermelha na conta de luz.

A aprovação foi em segunda discussão e agora segue sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Também de autoria do Executivo, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 255/2021, em segunda discussão. A proposta cria o “Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança” e o “Prêmio Escola Destaque”. Os objetivos, de acordo com o Governo, são o fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes das redes públicas de ensino por meio do domínio das competências de leitura e de escrita conforme a idade e o nível de escolarização.

Outras duas propostas do Executivo ainda foram aprovadas em segunda votação e seguem para sanção. Aprovado por maioria, o Projeto de Lei 262/2021, dispõe sobre a regulamentação dos requisitos para qualificação de entidades sem fins lucrativos, que atuam em diversas áreas e o Projeto de Lei 243/2021, aprovado por unanimidade, autoriza o Estado a doar, com encargos, aos parceleiros do assentamento Carlos Roberto Soares de Mello, imóveis localizados no município de Sonora.

Ainda na Ordem do Dia desta quarta-feira (22), foi aprovado em discussão única o Projeto de Resolução 29/2021, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), que concede o Título de Cidadão Sul-mato-grossense a José Almi Pereira Moura, o ex-deputado estadual Cabo Almi (in memorian). Segue à promulgação.
Link
Notícias Relacionadas »