20/10/2021 às 06h59min - Atualizada em 20/10/2021 às 06h59min

Cristiana Oliveira visita Bonito para evento em prol da preservação do meio ambiente: 'Conscientizar políticos, empresários e pessoas'

- G1
Cristiana Oliveira visita a gruta do Lago Azul, em Bonito — Foto: Redes Sociais/Reprodução

A atriz Cristiana Oliveira está Bonito, cidade sul-mato-grossense conhecida como a capital do ecoturismo no Brasil, para ser a madrinha do encontro entre organizações não governamentais, Bonito por Natureza. O evento busca discutir os rumos do ecoturismo e da preservação ambiental da cidade.

Sempre lembrada pela personagem Juma Marruá, da novela Pantanal, exibida em 1990, desde as gravações da trama que a artista se engaja na luta pela conservação do meio ambiente pantaneiro e sul-mato-grossense.

Cristiana Oliveira recebeu o g1 no hotel em que se hospedou por uma noite, em Campo Grande, momentos antes de seguir viagem para Bonito. A atriz falou sobre o remake da novela Pantanal, as queimadas que massacraram o bioma nos últimos anos, e explicou os objetivos do evento que ocorre em 22/10 com a participação de representantes de instituições como o MapBiomas e o Fridays for Future, além da mediação da jornalista Sônia Bridi.

Amor pelo Pantanal

Atriz Cristiana Oliveira — Foto: Carol Pamplona/g1 MS

Atriz Cristiana Oliveira — Foto: Carol Pamplona/g1 MS

Atriz Cristiana Oliveira — Foto: Carol Pamplona/g1 MS

Foi em 1990, durante as gravações da primeira versão da novela Pantanal, que Cristiana Oliveira conheceu e se apaixonou pelo bioma. Na época, ela viveu Juma Marruá, protagonista da trama. De lá para cá, se associou a ONG SOS Pantanal e participa de ações que visam a preservação do ecossistema.

“Sou voluntária da ONG SOS Pantanal não apenas com a minha imagem, mas muito ativa também em ações”, explicou a atriz que já distribuiu cestas de alimentos para a população carente local e mudas de replantio em uma expedição de seis dias após queimadas. Ela aproveita e cita a importância dos projetos de prevenção.

“Existe um trabalho que já vem sendo feito há muitos anos, que as pessoas dão pouca atenção, que é exatamente o trabalho preventivo de preservação do Pantanal. O cuidado que se tem de criar brigadas, treinar pessoas os peões de fazenda, pessoas que moram lá de como evitar que um fogo que seja natural, se espalhe. É um trabalho também de como o homem pantaneiro vai conseguir preservar o bioma”, chama atenção.

Remake novela Pantanal

Apesar dos problemas enfrentados com as queimadas, os incêndios e com as perdas de área alagada, o Pantanal está sendo mostrado em sua plenitude através das redes sociais da classe artística do remake da novela Pantanal, gravada em solo sul-mato-grossense desde setembro.

Sobre o cunho social de uma produção como essa, Cristiana Oliveira acredita que “de uma forma ou de outra” a trama pode chamar atenção para questões ambientais.

“Não tem como não abordar. Mesmo com o olhar de teledramaturgia, por ser uma comunicação de massa, pode convergir com esse tema. Não só a história do Pantanal lindo, que a gente não pode deixar de falar, porque o Pantanal é maravilhoso, mas eles vão abordar. Nem que seja de uma forma mais lúdica”, acredita.

Bonito por Natureza

Além do Pantanal, Cristiana Oliveira é figurinha carimbada em Bonito, cidade que também aprendeu a amar e respeitar. Por isso mesmo, ela aceitou o convite de ser madrinha do evento Bonito por Natureza, organizado por instituições não governamentais, que visa discutir projetos de conscientização, preservação, e o ecoturismo da região.

“Eu tô representando a SOS Pantanal, uma das ONGs que formatou esse evento extremamente importante. Porque o nome Bonito por Natureza fala de Bonito da forma mais simples que existe: a natureza de Bonito sendo explorada para turismo, nacional e internacional, mas com toda uma preocupação da população, das pessoas que trabalham lá, que vivem lá, de alguns produtores rurais (…) para conscientizar políticos, empresários e pessoas que se interessam por Bonito para a preservação 100% daquela nossa natureza, que é um dos lugares mais bonitos do mundo e vive de turismo”, explicou.

Confira trecho do bate-papo com Cristina Oliveira em vídeo:

Atriz Cristiana Oliveira participa de evento sobre meio ambiente em MS

Atriz Cristiana Oliveira participa de evento sobre meio ambiente em MS

Atriz Cristiana Oliveira participa de evento sobre meio ambiente em MS

O evento Bonito por Natureza será realizado na sede da Câmara Municipal de Bonito e é promovido pelo Instituto Raquel Machado, Coletivo Unidos da Serra de Bodoquena, ABRAMPA, Instituto Homem Pantaneiro, entre outros, e conta com a participação de Gabriel Adami, representante do movimento Fridays for future, fundado pela ativista ambiental Greta Thumberg.


Link
Notícias Relacionadas »