A reta final da Challenger Series promete pegar fogo dentro da água, com a disputa das 12 vagas para o Championship Tour 2022 na última etapa, em Haleiwa, no Havaí, e fora também. Mais de 100 surfistas entregaram um abaixo-assinado para a World Surf League (WSL), pedindo respeito ao critério técnico e que as vagas de atletas do CT que terminarem entre os 12 melhores da CS sejam encaminhadas para os surfistas subsequentes do ranking, como era até a última temporada. Agora, as vagas não são automaticamente destes surfistas, mas sim da WSL, que se dá o direito de não seguir o ranking. A escolha dos surfistas será feita pela Comissão de Circuitos e Competições.
Segundo a Stab Magazine, que revelou a existência do abaixo-assinado, alguns dos principais surfistas do mundo assinaram o documento, entre eles Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Ferreira e Yago Dora. A informação sobre a participação dos tops brasileiros foi confirmada por algumas fontes por Boas Ondas e conversamos com um dos signatários do abaixo-assinado, que pediu para não ser identificado (nenhum destes citados pela Stab, que fique bem claro).
- A galera acordou tarde, né!? A regra já existia há algum tempo e o pessoal só se tocou ao final de Huntington e pouco antes de Portugal. Isso mostra como somos desunidos. Se os surfistas fossem mais unidos, jamais uma regra dessa seria aprovada. Não acredito que a WSL vá mudar nada, mas pelo menos fica o ponto positivo de que todo mundo se uniu em busca de alguma coisa melhor.