05/11/2021 às 15h24min - Atualizada em 05/11/2021 às 15h24min

Prefeita Ilda Machado visita Carreta do Hospital do Amor, CEIM e Campo de Futebol em Culturama

Prefeita Ilda Machado realizou atendimentos na subprefeitura e visitou estabelecimentos públicos no Distrito

Washington Lima - Fátima Em Dia
A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PSD), em visita a carreta do Hospital do Amor em Culturama.
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA


A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PSD), esteve na manhã desta sexta-feira (05), acompanhado os trabalhos que estão sendo realizado pela Unidade Móvel do Hospital de Amor e visitando, vistoriando e avaliando condições de espaços públicos, no Distrito de Culturama.

SAÚDE
Ao participar do início dos trabalhos, a prefeita Ilda destacou o trabalho de prevenção realizado através da Carreta do Hospital do Amor, como referência nacional no tratamento de câncer, excelência em oncologia. “É a primeira vez que o Hospital de Amor chega a Culturama e, com a graça de Deus, a primeira de muitas vindas. “Neste atual momento em que estamos vivendo trazer saúde para a nossa gente é muito importante, esse gesto, representa muito. Que as nossas mulheres não percam essa oportunidade de usufruir o que há de melhor em termos de saúde preventiva, deixar de lado o medo e cuidar de sua saúde. Só temos a agradecer ao Hospital do Amor e a Secretaria de Saúde pela ação conjunta de prevenção e cuidado, para beneficiar a nossa população, e farei todo possível para dar as melhores condições para que isso ocorra mais vezes”, disse a prefeita.



A Secretária Municipal de Saúde, Ludelça Dorneles, falou sobre a importância da carreta no município de Fátima do Sul, desta vez também estendendo o atendimento as mulheres moradoras em Culturama. “O atendimento descentralizado também busca facilitar o acesso para mulheres que não têm condições de se locomover até outros centros de atendimento. Aqui na carreta será realizada a coleta, os exames são enviados pra análise, posteriormente, devolvidos para a Secretária Municipal de Saúde sem qualquer custo ao paciente. É preciso que todas nós tenhamos a consciência sobre a importância de fazer exames regularmente, pois o quanto antes for detectada a doença, maior é a chance de cura”, alertou a Secretária.


As mamografias e os exames preventivos (papanicolau), contemplam mulheres que já tinham indicação do exame emitida pelas Unidades Básicas de Saúde do Distrito, envolvendo os Agentes de Saúde da UBS, sendo priorizadas dentro dos critérios de avaliação de risco.

ESPORTE
Ao retomar as atividades esportivas no município, paralisadas devido a pandemia, a prefeita esteve vistoriando as condições do Campo de Futebol no Distrito de Culturama, onde determinou a revitalização do gramado, reparos em todo a rede hidráulica dos vestiários e banheiros, pintura, além da retirada dos eucaliptos caídos e outros com riscos de queda devido ao forte tempo e a reconstrução do muro danificado pela queda das árvores.



No Ginásio Poliesportivo foram autorizados reparos no telhado, danificados devido ao vendaval ocorrido no mês passado, além de reparos elétricos e hidráulicos.

“Fomos identificar as melhorias necessárias, iremos garantir o atendimento das demandas, visando permitir que as localidades tenham um Campo mais estruturado. O esporte também é preocupação da nossa gestão, tanto como na saúde, educação, lazer e infraestrutura no campo e na cidade, vamos em frente, trabalhando para melhorar nossos espaços esportivos em bom estado, aptos a receber nossos esportistas e também aqueles que nos visitam”, disse a prefeita.

EDUCAÇÃO
No Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Criança Feliz, a prefeita Ilda avaliou a situação das instalações atuais. “É preciso se preocupar com os padrões mínimos para o funcionamento, como instalações físicas, equipamentos, recursos humanos e pedagógicos adequados para oferecer melhores condições aos alunos em desenvolvimento, que carecem de vários tipos de apoio e todo esse material é imprescindível”, justificou.



ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Durante a manhã a prefeita ainda realizou atendimento ao público na subprefeitura, ouvindo as reivindicações e os anseios da população do Distrito de Culturama.

Link
Notícias Relacionadas »