19/11/2021 às 08h02min - Atualizada em 19/11/2021 às 08h02min

ALERTA VERMELHO: Europa pode fechar tudo, de novo, no Natal

"Teremos um Natal realmente terrível se não tomarmos as contra-medidas agora."

A praça Paris, em Berlim, com o Portão de Brandemburgo ao fundo, quase vazia nesta quarta-feira, quando entraram em vigor as novas restrições na Alemanha. FOTO: HANNIBAL HANSCHKE (REUTERS)

A Organização Mundial de Saúde disse que a Europa foi a única região do mundo onde as mortes relacionadas a Covid aumentaram na semana passada, enquanto o primeiro-ministro da Bélgica disse que o continente estava em "alerta vermelho".

Na Europa, a OMS disse que o maior número de casos veio da Rússia, Alemanha e Reino Unido.

Os casos alemães estão crescendo no que a chanceler Angela Merkel chamou de uma quarta onda "dramática".

Com os hospitais do país à beira do colapso, um bloqueio poderia entrar em vigor em breve, o que duraria até 15 de dezembro.

  • Os principais desenvolvimentos na crise de Covid na Europa incluem
  • Hospitais da Alemanha cedendo sob pressão e bloqueio podem ser aplicados até 15 de dezembro
  • Casos da Covid na Rússia atingindo recordes históricos no segundo dia
  • Bélgica reprimindo pesadas restrições em um esforço desesperado para evitar o bloqueio total
  • Itália considera a introdução de um bloqueio para não vacinados em meio a temores de quarta onda que varrem o país

A agência alemã de controle de doenças, The Robert Koch Institute, relatou 65.371 novos casos diários, quebrando o recorde anterior de 24 horas e continuando uma tendência de alta sobre a qual os especialistas alertaram por semanas

"No momento, estamos caminhando para uma emergência séria", disse o diretor do instituto Lothar Wieler durante um debate online na noite de quarta-feira.

"Teremos um Natal realmente terrível se não tomarmos as contra-medidas agora."

Mas a taxa de jab do país é apenas 68% menor do que a média europeia, embora muitos países tenham conseguido reduzir as taxas de mortalidade.

Os legisladores alemães aprovaram hoje uma nova legislação que inclui requisitos para que os funcionários provem que foram vacinados, recuperados da Covid ou tiveram resultados negativos para acessar locais de trabalho comunitários.

Enquanto isso, na Bélgica, o primeiro-ministro Alexander De Croo anunciou uma série de medidas em uma tentativa de evitar um bloqueio no inverno.

"Todos os sinais de alarme estão vermelhos. O mapa da Europa está rapidamente ficando vermelho e nós somos os mesmos", disse ele.

Crianças a partir de dez anos agora terão que usar máscaras, e trabalhar em casa por pelo menos quatro dias por semana será obrigatório a partir de sábado.

A situação também está se deteriorando na Itália e está à beira de um quarto bloqueio, já que o número de casos diários atinge o nível mais alto desde maio.

A Holanda já introduziu um bloqueio parcial e a Áustria imporá um bloqueio para os dois milhões de pessoas não vacinadas na segunda-feira.


Link
Notícias Relacionadas »