23/11/2021 às 12h48min - Atualizada em 23/11/2021 às 12h48min

Alunos da 4ª série da Escola O Pioneiro visitam a prefeitura municipal em Fátima do Sul

A visita faz parte do projeto “Administração Pública Municipal”, pela desenvolvido pela Escola O Pioneiro

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA

Prefeita Ilda Salgado Machado, recebe no gabinete, alunos da 4ª série da Escola O Pioneiro, do Distrito de Culturama.
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia


Conhecer de perto a administração pública e vivenciar a rotina do gestor da cidade, foi o que alunos da 4ª série da Escola O Pioneiro, do Distrito de Culturama, puderam aprender ao longo desta terça-feira, dia 23, ao serem recebidos pela prefeita Ilda Salgado Machado, no Paço Municipal.

A visita faz parte do projeto “Administração Pública Municipal”, desenvolvido pela Escola, sob direção do professor Claudinei de Assunção, orientação do professor Cássio Camilo Ribeiro, com a supervisão da coordenadora Eliana Rodrigues de Oliveira Pereira, que acompanharam os alunos durante a visita, com o objetivo de desconstruir os estereótipos no que tange as funções desempenhadas do poder executivo e legislativo referente à administração de um município, oportunizando aos alunos conhecerem na íntegra as incumbências exercidas no município pela prefeita e vereadores.

A prefeita Ilda fez questão de acompanhar os alunos em todos os setores que fazem parte da administração pública, que na oportunidade explicou como funciona o poder executivo no município e as atribuições de cada secretaria, chefia de gabinete, setores como compras, Licitação, Controladoria e Procuradoria Jurídica, Secretaria de Finanças e Planejamento, Tributação, Contabilidade, Secretária de Educação, recepção e departamentos de comunicação e esportes.  

De acordo com o professor Cássio Ribeiro, a atividades com os estudantes executaram o projeto em duas modalidades; a primeira sendo de cunho teórico, em que descreveram a função dos vereadores e prefeita e a segunda; na prática, onde os vereadores Fábio Gomes, Michel Gomes e Laurindo Santana, estiveram na Escola para explanar suas atividades no poder público. Os alunos tiveram a oportunidade de conheceram a câmara municipal da cidade e assistiram à sessão ordinária, direto do Plenário Ataulfo de Matos.

“Esta visita foi muito positiva. Desta forma os estudantes puderam ter o contato mais próximo do poder Executivo e Legislativo. Durante o trajeto conheceram todos os departamentos e percebi o quanto ficaram encantados pelos trabalhos que aqui são desempenhados e pela estrutura do local. Agora, de acordo com o diretor os alunos irão efetuar um trabalho em sala de aula sobre a visita”, ressaltou o professor Cássio.

Para Ilda Machado, a visita dos alunos é uma forma de despertar a política nas crianças, que podem contribuir com o município no futuro. Sobre a educação, recomendou aos alunos que valorizem a escola, os professores e todo o aprendizado que recebem, parabenizou o trabalho desenvolvido em sala de aula, ressaltando a importância de conscientizar os alunos sobre a cidadania e democracia. “É uma alegria receber os estudantes e ter a honra de esclarecer as dúvidas pertinentes ao poder executivo. Os alunos devem estar cientes sobre o papel de cada um como cidadão na sociedade, e essa iniciativa permite de fato, conhecer os poderes constituídos e ter uma visão abrangente sobre a função de cada um”, concluiu a prefeita.

Link
Notícias Relacionadas »