29/11/2021 às 07h20min - Atualizada em 29/11/2021 às 07h20min

Japão fecha fronteiras para estrangeiros devido à ômicron; Austrália suspende reabertura

Medida do governo japonês começa a valer na terça (30). Austrália reabriria suas fronteiras na quarta (1º), mas premiê do país afirmou que adiamento é uma decisão 'temporária e necessária'.

O Japão vai proibir a entrada de visitantes estrangeiros a partir de terça-feira (30), anunciou primeiro-ministro Fumio Kishida nesta segunda-feira (29), para tentar conter a disseminação da ômicron, variante do coronavírus detectada inicialmente na África do Sul.

Também nesta segunda, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou que suspendeu os planos de reabertura das suas fronteiras para determinados trabalhadores e estudantes também devido à nova variante.

A Austrália reabriria suas fronteiras na quarta-feira (1º), mas Morrison afirmou que o adiamento é uma decisão "temporária e necessária". O país já detectou cinco casos da variante ômicron até o momento.

"Esta suspensão temporária vai garantir que a Austrália consiga as informações necessárias para compreender melhor a variante ômicron", afirmou o primeiro-ministro, citando como informações necessárias a eficácia das vacinas, o nível de contágio da variante e o grau e os sintomas da doença.

No Japão, japoneses que estiverem retornando ao país de alguns países específicos poderão entrar, mas terão que cumprir quarentena em instalações designadas pelo governo.

"São medidas temporárias e excepcionais que estamos tomando por uma questão de segurança, até que haja informações mais claras sobre a variante ômicron. Estou pronto para suportar as críticas daqueles que dizem que o governo está sendo cauteloso demais", afirmou Kishida.

O Japão já havia anunciado na sexta-feira (26) restrições e controles em suas fronteiras para pessoas procedentes de seis países africanos e ainda não registrou nenhum caso da variante.

O ministro da Saúde do Japão, Shigeyuki Goto, disse que um viajante da Namíbia testou positivo para a Covid-19 e mais testes ainda são necessários para descobrir se o contágio foi pela ômicron.

Variante presente em todos os continentes

Todos os continentes já registram casos da variante ômicron do novo coronavírus. No domingo (28), o Canadá se tornou o primeiro país das Américas a confirmar a infecção (2 casos na província de Ontário). Mais de dez países já registraram infectados pela ômicron.

A variante ômicron, inicialmente chamada de B.1.1.529, foi identificada primeiro na África do Sul pelo virologista Tulio de Oliveira, brasileiro que é diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação do país e anunciou a descoberta da cepa na quinta-feira (25).

Ela preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).


Link
Notícias Relacionadas »