07/12/2021 às 15h18min - Atualizada em 07/12/2021 às 15h18min

Concurso de Educação Ambiental premia alunos das escolas municipais de Fátima do Sul

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, entregou nesta terça-feira (07), a premiação do Programa de Educação Ambiental – Campo Limpo

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, entregou nesta terça-feira (07), a premiação do Programa de Educação Ambiental – Campo Limpo. FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA
A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, entregou nesta terça-feira (07), a premiação do Programa de Educação Ambiental – Campo Limpo. Com o tema “Vivendo num planeta mais sustentável com a economia circular”, três escolas municipais de Fátima do Sul e Distrito de Culturama participaram do projeto, totalizando o envolvimento de mais de 400 alunos do 4° ano e 5° ano.
 
O programa aborda questões voltadas ao meio ambiente, preservação da natureza, destinação correta dos resíduos e das embalagens vazias de agrotóxicos, reciclagem, economia circular e responsabilidade compartilhada, enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. Os alunos trabalharam junto com os professores, que receberam orientações e materiais para trabalhar dentro do tema proposto.
 
O diretor e coordenador do programa na Escola O Pioneiro de Culturama, Claudinei de Assunção, ressalta o desenvolvimento do programa nas escolas públicas, onde muitos vivem a realidade no campo, tendo em vista, o grande número de alunos que vivem na área rural do município. “Para os atendidos é sempre importante ouvir histórias e vivenciar as atividades socioeducativas de conscientização ambiental para assim ressaltarmos a importância que devemos dar para a natureza e o impacto que podemos causar de forma positiva mesmo com pequenas ações de cuidado com o meio ambiente”, avaliou.
 
A Secretária de Educação Dalva Quirino, falou sobre os desafios da educação e quanto a adesão do município ao programa. “Apesar de todo contexto vivido em 2021, que ocasionou períodos sem aulas presenciais por fechamento das escolas devido a Covid-19, mesmo assim, a SEMECT optou pela adesão ao programa que teve a maior parte dele desenvolvida de forma híbrida, o que foi desafiador por aumentar o grau de dificuldade em cumprir o cronograma e desenvolver as atividades, por isso a conquista dos primeiros lugares foi muito comemorada por toda a rede municipal”.
 
Para a prefeita Ilda Machado, a mudança de comportamento sobre a conscientização ambiental é de extrema relevância, que ao celebrar participação dos alunos e o sucesso do projeto, agradeceu o empenho dos diretores, professores e principalmente o apoio das famílias dos alunos, no desenvolvimento do programa. “A participação dos alunos nesse Programa é um acontecimento marcante, pois possibilita momentos de reflexão sobre sua prática no dia a dia e o quanto suas atitudes são importantes e definitivas para a preservação do planeta, e de modo geral, tudo isso agrega conhecimentos para a formação do futuro cidadão”, afirma Ilda Machado.

PREMIADOS
Na categoria Redação, o vencedor foi o aluno Luiz Otávio (Escola Municipal O Pioneiro), ganhou uma bicicleta; em o 2º lugar a Lorena Beatriz (Escola Municipal São Francisco), ganhou um lindo par de tênis. Na categoria Desenho Ana Clara Fernandes (Escola Favo de Mel – CAIC), ganhou uma bicicleta; em 2º lugar a aluna Diana (Escola Municipal O Pioneiro), ganhou um par de tênis.

As professoras dos alunos vencedores também foram homenageadas.

 
Link
Notícias Relacionadas »