22/12/2021 às 13h12min - Atualizada em 22/12/2021 às 13h12min

Pix já equivale a mais de 80% do número de transações com cartões

No terceiro trimestre, meio de pagamentos instantâneos teve 2,9 bilhões de operações

Um dos maiores motivos para esse desconhecimento seria a baixa adesão do varejo ao Pix. Em sua maioria, as empresas não dispõem de ferramentas que permitam o uso da solução para pagamentos em seus pontos de venda (PDV), bem como fornecem informações sobre as tarifas. No entanto, esse cenário deve mudar nos próximos meses, com as varejistas percebendo as vantagens da plataforma. 

Custos muito mais baixos e agilidade

Por fim, os baixos custos operacionais proporcionados pelo Pix também tem sido apontado como um forte fator de aprovação do sistema do BC. A instituição calcula que cada transação com a plataforma custe R$ 0,0001 para os bancos, valor infinitamente menor - 97,5% para ser mais preciso - do que um TED ou DOC. 

Além disso, os usuários do Pix também não pagam nada para transferir valores ou efetuar pagamentos pela plataforma. Já para os estabelecimentos comerciais, o custo operacional também é muito menor se comparado ao uso de meios tradicionais, como as maquininhas de cartão, por exemplo. 

E para os e-commerces, o Pix acaba ainda com uma das maiores dores de cabeça tanto para eles, quando para o cliente: o boleto bancário. Isso porque a plataforma permite o pagamento de serviços e a aquisição de produtos como se fosse uma compra no débito. Na hora de pagar, basta escolher a opção "Pix" e efetuar o pagamento. Pronto! O dinheiro sai da conta do usuário e vai para a conta da empresa em questão de segundos, a qualquer hora do dia. 

O Pix eliminará de vez os boletos
E por que isso é bom para o consumidor? Porque como a confirmação do pagamento é feita na hora - sem a necessidade de esperar a compensação do boleto, que pode levar até três dias úteis - os e-commerces, por exemplo, conseguem acelerar seus prazos de entrega, uma vez que o dinheiro vai para a sua conta na hora. Com isso, você consegue receber seus produtos mais rapidamente.
Link
Notícias Relacionadas »