18/02/2022 às 11h11min - Atualizada em 18/02/2022 às 11h11min

Aos 71 anos, radialista e motociclista retoma estudos e passa no exame do ENCEEJA

Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Superintendência de Planejamento e Apoio Institucional (SUPAI), juntamente com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, estão realizando a emissão do certificado e declaração de proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) de 2020.

Iracy recebendo certificado do ENCEEJA da secretária Cecilia Motta

Entre os estudantes que receberam o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos está Iracy Rego Gomes, de 71 anos, que aos 09 anos de idade estudou, durante 6 meses, em uma fazenda e aprendeu a ler e escrever. Aos 49 anos de idade retornou aos estudos, fez o supletivo e concluiu até a 4ª série do Ensino Fundamental e, devido a várias questões familiares, voltou a estudar em 2021 e realizou pela primeira vez a prova do ENCCEJA, sendo aprovada na conclusão do Ensino Médio.

Irreverência

A Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta recebeu, na manhã desta sexta-feira (18.02) a senhora Iracy Rego Gomes, juntamente com suas 03 filhas, que são professoras, Gláucia Fátima Gomes Laranjeiras, Gleucimara Gomes Fonseca, Janilce Meire Gomes Muniz, já, o irmão Clóvis Ecônomo Gomes não participou por residir em Aquidauana. Secretária fez questão de entregar o certificado e declaração de proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Há 50 anos pilotando, foi uma das primeiras motociclistas de Aquidauana

“Irreverente para a época, me identifico com Iracy, pelo seu pioneirismo, quebra de paradigmas, na minha cidade fui a primeira mulher a pilotar uma moto, quando chegava na escola em uma moto era um alvoroço, poucos tinha um veículo, imagina uma mulher”, lembra secretária.

Iracy não é diferente, pioneira em sua cidade, pilotou uma moto por mais de 50 anos nas ruas de Aquidauana, veículo preferido para ir trabalhar.  A profissão também foi pioneira na “cidade natureza”, trabalhou por 40 anos como locutora de radiodifusão, sendo 31 anos da Rádio Difusora de Aquidauana, 08 anos na Rádio FM Pan e 06 meses na Rádio Independente.

“Baianinha” sempre foi inquieta, este era seu nome artístico da dupla sertaneja com formou, de 1966 a 1970, conhecidos na região pantaneira como “Curioso & Baianinha”, apelido adquirido devido a sua cidade natal Barreiras-BA, de onde veio para o então Mato Grosso com 02 anos de idade.

Por 40 anos trabalhou em três emissoras de Aquidauana como radialista

Iracy há dois anos atrás mudou de ares, saiu de Aquidauana e está morando em Campo Grande, não teve dificuldades para mudança, por não se apegar, mas o único desapego que foi mais complicado, foi deixar de pilotar sua moto, “ aqui em Campo Grande o reflexo do trânsito é mais complicado”, brinca.

Aos 71 anos Iracy continua ativa, trabalha como líder de excursão com mais de 30 anos de experiência, com destinos em cidades turísticas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Paraná. O layout de suas excursões é produção sua, onde divulga nas suas redes sociais. Nada complicado para uma mulher que tem carteira de motorista com a letra “D” habilitada para dirigir, de moto a caminhão, e, aos 71 anos renova seus ensinamentos, passando na prova e sendo proficiente ao término do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). Hoje o foco da “baianinha” é ingressar no Ensino Superior e cursar Gestão de Turismo.

ENCCEJA

Iracy e as três filhas professoras, com secretária Cecilia Motta

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é realizado periodicamente para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

O ENCCEJA é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em Mato Grosso do Sul, dos estudantes que fizeram a prova no Ensino Médio, 1.331 pediram a certificação pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e 825 foram aprovados parcialmente. Já no Ensino Fundamental, 679 estudantes foram certificados pela Secretaria de Estado de Educação e 528 foram aprovados parcialmente.

Fotos: Renata Novaes

 


Link
Notícias Relacionadas »