21/02/2022 às 06h50min - Atualizada em 21/02/2022 às 06h50min

Depois de esperar por 15 anos, Gisele vendeu moto para ver Graça nascer

Pastora conta que após investir em consultas, exames e medicamentos encontrou a fertilização in vitro

- Campo Grande News
Graça ao lados dos pais Gisele Vilava e Eduardo Marçal. (Foto: Arquivo pessoal).
Foram 15 anos de espera, desgaste emocional e muito investimento em diagnósticos, exames, medicamentos e procedimentos até Gisele Vilava, de 39 anos, conseguir realizar o sonho de ser mãe. Depois de vender até uma moto, a pastora encontrou a fertilização in vitro e gerou Graça, que nasceu com 49cm em meio a muita emoção.

Pastora, Gisele conta que os últimos meses têm sido só de alegria depois de tanto esforço e preocupação. Em 2021, ela estava se preparando para fazer a fertilização e, após o procedimento, no dia 19 de junho veio a confirmação de que estava grávida.

“No dia 17 foi meu aniversário de 15 anos de casada, já no dia 18 eu tive um sangramento e soube que estava grávida porque após a fecundação há essa reação. Já no dia 19 eu fiz o teste de gravidez que só confirmou”, explica.


Gisele e Eduardo durante a gestação da primeira filha. (Foto: Arquivo Pessoal)

Graça, que teve o nome escolhido há 6 anos durante uma pregação de seu pai, Eduardo Marçal, nasceu na última quinta-feira (17). “Quando a gente fez o teste de gravidez foi emocionante, começamos a ligar, mandar mensagem para todo mundo. Na sala de parto também foi porque antes contei a história para a equipe médica e todo mundo acabou chorando”, detalha.

Investimento alto

Longe de ter sido uma jornada fácil ou barata até o dia do nascimento, a mãe relembra que precisou passar por diversas etapas até chegar ao ano passado, quando escolheu fazer a fertilização. Ela narra que foram R$ 27 mil investidos desde a investigação para descobrir o motivo de não conseguir engravidar até o procedimento final, que foi através de um projeto para reduzir custos.

Em resposta a enquete, 53% dos leitores apontaram que caso tivessem problemas com fertilidade, não investiriam seu orçamento para engravidar por inseminação artificial. Entre as justificativas, a principal é a falta de renda.

Também sem condições de manter os processos seguindo em frente, Gisele destaca que a saída foi ter encontrado a opção para reduzir os custos.

“Através do projeto, a fertilização foi totalmente gratuita, mas antes eu e meu marido fizemos muitos exames, passamos por vários médicos e só depois de tudo pronto é que me encaminharam para um especialista”, conta. Para conseguir se manter em busca da maternidade, os gastos foram custeados com a ajuda de familiares, amigos e fiéis da igreja.

Gisele conta que a maior parte das pessoas ajudou com valores, sendo que alguns familiares cederam uma moto para que o casal vendesse e usasse o dinheiro no processo. Por fim, quando descobriu com o médico especialista que havia a opção da fertilização in vitro também veio o susto por precisar de ainda mais dinheiro.

Ao encontrar o projeto da clínica Fertiliv, “Gerando Sonhos”, ela não precisou pagar a fertilização em si, apenas a primeira consulta e exames de suas amigas, que doaram os óvulos. O projeto é destinado para casais que não têm condições de custear o tratamento.


Graça nasceu com 3,7 quilos e 49 centímetros. (Foto: Arquivo pessoal)

Os casais que não conseguem pagar fornecem doações de óvulos para outros que não conseguem fazer a fertilização com os próprios óvulos, com o valor pago por estes casais o procedimento passa a custar mais barato. No caso de Gisele, suas amigas se tornaram doadoras para custear o procedimento.

Agora, com Graça nos braços, a pastora conta que a esperança aumentou ainda mais e os planos são para que daqui um ano e meio um novo bebê seja gerado. Durante o processo, as doações das amigas conseguiram custear três embriões, sendo que dois já foram implantados em Gisele.

Por isso, ainda há mais uma oportunidade para engravidar novamente. “Tenho mais um embrião congelado e temos vontade de um novo bebê. Daqui um ano e meio vamos tentar mais uma vez”.

Link
Notícias Relacionadas »