10/03/2022 às 06h24min - Atualizada em 10/03/2022 às 06h24min

Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório em Mato Grosso do Sul

Covid-19: decreto com regras sobre a liberação do uso de máscaras será publicado em Diário Oficial

O governo de Mato Grosso do Sul liberou a população do uso de máscara em lugares fechados. O decreto com as regras será publicado na edição de quinta-feira (10) do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.  

A decisão foi tomada durante reunião do comitê do Programa Prosseguir, programa criado em 2020, com assessoria da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para auxiliar o governo nas medidas de combate à Covid-19 para evitar o avanço da doença e minimizar os impactos na economia.  

“Acabamos de tomar uma decisão importante que é a liberação do uso de máscaras em locais fechados”, afirmou Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura, mas que preside o comitê do Prosseguir.  

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, atribui a decisão à redução do número de casos, das internações, e também dos óbitos causados pela Covid-19. “É um decreto substantivo”, explicou Geraldo Resende. 

Casos ativos caem

O boletim da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde desta quarta-feira (9) informa que há 159 pessoas hospitalizadas por causa da doença em Mato Grosso do Sul.  

Em comparação com fevereiro, quando o total de casos ativos, pessoas em isolamento, chegou a atingir a marca de 27 mil cidadãos, agora está em torno de 7,5 mil pessoas com diagnóstico.  

De um total de 545 leitos reservados ao tratamento da Covid-19 no Estado, 62 estão ocupados, o que representa 11% de ocupação. No mês passado, auge da variante Ômicron, este índice voltou a 100%, assim como nos piores momentos da pandemia, em 2020 e no ano passado.  

A liberação do uso de máscaras ocorre quase dois anos depois (o decreto que obriga é de abril de 2020) da chegada da pandemia.

A Covid-19 matou em Mato Grosso do Sul, ao longo de toda a pandemia, 10.423 pessoas.  

Atualmente, a média móvel de óbitos pela doença é de 9 por dia no Estado.  

A vacinação para quarta dose para idosos e profissionais de saúde, a vacinação regular para adultos (com dose de reforço) e a vacinação de crianças contra a doença, continua aberta em todo o Estado. 


Link
Notícias Relacionadas »