18/03/2022 às 15h28min - Atualizada em 18/03/2022 às 15h28min

Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram em todo o Brasil

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, mandou bloquear o Telegram em todo o Brasil, em decisão anunciada na tarde desta sexta-feira (18).

A ordem atende a pedido da PF (Polícia Federal) e já foi encaminhada a plataformas e provedores de internet para inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram no país.

Conforme o portal G1, a ordem ainda está em processo de cumprimento e as empresas ainda estão sendo notificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão ocorreu após o Telegram não atender decisões judiciais para bloquear perfis apontados como disseminadores de informações falsas como o do blogueiro Allan dos Santos, que é aliado próximo da família Bolsonaro.

A PF cita no pedido encaminhado ao Supremo que o "aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países".

Ainda segundo o pedido, o Telegram usa a "atitude não colaborativa" com autoridades "como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Moraes determinou, ainda, multa diária de R$ 100 mil para quem não cumprir a determinação de bloqueio do aplicativo. A decisão tem como base o Marco Civil da Internet. "O ordenamento jurídico brasileiro prevê, portanto, a necessidade de que as empresas que administram serviços de internet no Brasil atendam às decisões judiciais que determinam o fornecimento de dados pessoais ou outras informações que possam contribuir para a identificação do usuário ou do terminal, circunstância que não tem sido atendida pela empresa TELEGRAM".


Link
Notícias Relacionadas »