13/05/2022 às 07h38min - Atualizada em 13/05/2022 às 07h38min

Os 105 anos da 1.ª aparição de Fátima, padroeira de Fátima do Sul e a sua mensagem sempre atual

Em Fátima, Nossa Senhora fez um apelo aos pastorinhos e ao mundo inteiro. Foram quatro pedidos da mais candente atualidade

A treze de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos — Lúcia com 10 anos, Francisco com 9 anos e Jacinta a mais nova com 7 anos — pela primeira vez num campo da Cova da Iria em Fátima (Portugal). Em 2022 comemoram-se os 105 anos de sua primeira aparição e a mensagem de Nossa Senhora de Fátima não perderam a sua atualidade. Infelizmente, o mundo, ainda hoje, continua afastado de Deus e do Seu fecundo Amor.

Em Fátima, Nossa Senhora fez um apelo aos pastorinhos e ao mundo inteiro. Foram quatro pedidos da mais candente atualidade: a fé viva e testemunhada, a conversão à paz e à esperança.

O primeiro apelo é um insistente convite à fé, a uma mais ousada vivência da fé, para que o mundo possa conhecer Cristo por meio de nossos testemunhos. Nossa Senhora ressalta o nosso compromisso como batizados. O segundo apelo Nossa Senhora em Fátima foi pela conversão, todos nós precisamos de conversão, que a cada dia possamos ser pessoas melhores no aprendizado da justiça, dessa forma podemos utilizar nossas boas ações em prol da conversão dos pecadores. O terceiro apelo é um pedido para que os pastorinhos rezem para obter a paz do mundo e o fim da guerra. 

Nossa Senhora de Fátima e o Rosário

Hoje ainda Nossa Senhora continua nos pedindo a recitação do Rosário pela paz e pelo fim da guerra. Pois é de nosso conhecimento que também no ano de 1917 o mundo vivenciava a primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Nossa Senhora, nesse ano, deixou bem claro que “se as pessoas não rezassem e não se afastassem do pecado, o mundo iria mergulhar em outra guerra mais sangrenta”. Para impedir tal guerra, Ela pediu a Consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Ela também suplicou: “Recitai o Rosário todos os dias para obter a paz para o mundo e o fim da guerra.”

Os povos de diversos continentes não acolheram esses pedidos. Em 1939, teve inicio a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polônia pela Alemanha. O pedido de paz continua sendo uma necessidade nos dias de hoje no mundo. Nossa Senhora continua a implorar: reze, reze e reze o rosário constantemente em favor da paz e do fim da guerra. A Virgem Maria continua contando com nossas orações. Maria pede que nunca percamos a esperança de que dias melhores virão. Não estamos sozinhos nos atropelos da vida, nosso Deus e Ela sempre serão o alicerce de nossa esperança.

105 anos

Há 105 anos, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima ressoa na igreja e em nossos corações demonstrando o carinho, a ternura e a preocupação de nossa Mãe para com todos nós. A mensagem de Nossa Senhora é a mais atual e urgente do que nunca, pois o mundo está cada vez mais exposto ao secularismo, ao hedonismo e ao permissivismo que ataca os sólidos valores cristãos. Nossa Senhora em todas as suas aparições nos pede a conversão, a penitência, o exercício de oração do Santo Rosário e o abandono ao pecado. Nestes tempos de pandemia, catástrofes ecológicas e humanitárias, somos chamados a, com ainda mais força e confiança, recorrer a Nossa Senhora, pois junto Dela e de Cristo com certeza nossa vitória é certa.

Não nos restam dúvidas! As profecias e as promessas de Maria se tornarão verdadeiras! Nossa Senhora previu a segunda guerra mundial e ali nos deu um sinal de alerta que a precedeu, alertou também sobre a epidemia de impurezas que infestou o planeta. A Virgem Maria nos deu tarefas a serem cumpridas a fim de que seu Imaculado Coração triunfe. Seria muito bom se nós revessemos os pedidos de Nossa Senhora e colocássemos em prática, em especial a recitação do Santo Rosário.

Temos uma grande oportunidade, o tempo litúrgico o qual estamos vivenciando é propício para isso: a ressurreição de Cristo, o tempo pascal. Momento ímpar para colocarmos em prática todos esses apelos feitos por Nossa Senhora a cada um de nós. Que nós possamos empunhar nossa arma que é o Santo Rosário, pois ele é o elo que nos conduz a nossa Mãe Celestial, portanto, vamos também nos consagrar e consagrar a nossa família ao Imaculado Coração de Maria.

Consagração

Um caminho de consagração para ser, por meio de Maria, todo(a) de Jesus, é proposto na rede social de oração Hozana. Serão 30 dias para renovar suas promessas batismais pelas mãos de Nossa Senhora!

A devoção a Maria não é uma escola comum. É o caminho que melhor nos permite aprender a conhecer Cristo, entrar numa atitude de escuta para receber a sua graça, numa atitude de oferta a Ele para responder ao seu amor com o dom de nós mesmos. A Virgem Maria é por excelência aquela que escuta e que se oferece, aquela cuja relação com a Palavra de Deus é a mais perfeita. 

De fato, graças à ajuda da Virgem Maria, estrela da nova evangelização, a Palavra de Deus poderá penetrar mais profundamente na espessura das nossas vidas e das nossas comunidades e produzirá, como nos foi prometido, abundantes frutos para a maior glória de Deus, a santificação das almas e a renovação do dinamismo das nossas comunidades cristãs.

Margô Teixeira, pelo Hozana


Link
Notícias Relacionadas »