03/06/2022 às 07h48min - Atualizada em 03/06/2022 às 07h48min

Toyota Corolla 2023 fica mais equipado na Europa; novidades devem chegar ao Brasil

Versões híbridas melhoram o desempenho sem receber potência extra. Veja o que mudou no modelo

O Toyota Corolla chega à linha 2023 no mercado europeu, onde recebe atualização visual, novos equipamentos e mais fôlego nas versões híbridas. Algumas mudanças devem ser incorporadas no ano que vem ao modelo nacional, produzido em Indaiatuba (SP).

O Corolla tem visual distinto em cada uma de suas carrocerias. Isso explica as várias diferenças de design entre o sedã, perua e hatch, ainda que os modelos sejam montados sobre a mesma plataforma TNGA. Todos eles recebem novas cores e faróis bi-LED com recurso que reduz a intensidade do facho de luz se outro carro estiver vindo no sentido contrário.

Linha 2023 do Corolla europeu tem mudanças bastante discretas — Foto: Divulgação

Linha 2023 do Corolla europeu tem mudanças bastante discretas — Foto: Divulgação

 

Linha 2023 do Corolla europeu tem mudanças bastante discretas — Foto: Divulgação

Por dentro, as mudanças também se concentram nos novos materiais e opções de acabamento. A Toyota divulga que a central multimídia e o cluster digital receberam atualizações para melhorar a experiência do usuário. As versões mais caras terão assistente de voz e GPS nativo com mapa arquivado em nuvem.

Toyota Corolla 2023 na Europa agora tem GPS nativo na central multimídia  — Foto: Divulgação

Toyota Corolla 2023 na Europa agora tem GPS nativo na central multimídia — Foto: Divulgação

Toyota Corolla 2023 na Europa agora tem GPS nativo na central multimídia — Foto: Divulgação

No pacote de segurança, os modelos recebem sistema de monitoramento de ponto-cego atualizado e novo detector de perigo (que impede que o motorista abra a porta se um ciclista estiver passando, por exemplo).

Melhor desempenho, mesma potência
Linha do Toyota Corolla também tem versões perua e hatch na Europa — Foto: Reprodução

Linha do Toyota Corolla também tem versões perua e hatch na Europa — Foto: Reprodução

Linha do Toyota Corolla também tem versões perua e hatch na Europa — Foto: Reprodução

A Toyota foi mais generosa nas mudanças mecânicas. A bateria de íon-lítio teve sua capacidade ampliada, mas acabou ficando mais leve que o modelo anterior. Dependendo da versão, o Corolla está 18 kg mais leve que seu antecessor.

No catálogo europeu, o Corolla é oferecido com motores 1.2 turbo – apenas a combustão –, 1.8 e 2.0 – híbridos – nas versões hatch e perua. Já o sedã está restrito ao 1.8 híbrido.

O Corolla 1.8 híbrido teve redução significativa de 1,7 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h, e agora passa a atingir essa velocidade em 9,2 segundos. Essa unidade segue desenvolvendo 142 cv de potência, combinando os motores térmico e elétrico, com câmbio CVT que simula 10 velocidades.

A versão 2.0 híbrida, por sua vez, teve uma redução de 0,5 segundo ao atingir 100 km/h, aferindo essa marca em 7,5 segundos. Este motor desenvolve 190 cv de potência, combinando combustão e eletricidade, com redução de 3 gramas de CO2 por quilômetro rodado. O câmbio também é CVT, capaz de simular 10 marchas.

Na prática, o Corolla europeu está mais arisco sem receber potência extra. Segundo a Toyota, isso se deve ao fato de que a versão anterior tinha uma calibração mais suave para a entrega da curva de torque. Na linha 2023, tanto o hatch quanto o sedã estão mais responsivos aos comandos do motorista no acelerador, graças a uma reprogramação no módulo.

O novo Toyota Corolla começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2023 em todos os países da União Europeia e do Reino Unido. As atualizações devem aparecer no modelo nacional no final do próximo ano.


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