17/06/2022 às 09h03min - Atualizada em 17/06/2022 às 09h03min

Corinthians suspeita que trauma de guerra na Ucrânia agravou lesão de Júnior Moraes

Atacante tem desfalcado o Timão devido a urticárias no rosto; departamento médico do clube entende que problema pode ter relação com questões emocionais

ge

Uma lesão incomum entre jogadores de futebol tem feito com que o atacante Júnior Moraes desfalque o Corinthians. Para facilitar a compreensão, o clube vem chamando de alergia o problema enfrentado pelo atleta, que há mais de um mês lida com feridas na pele do rosto e na região da boca. Já de forma mais técnica, o termo adotado pelos médicos é urticária espontânea.

Júnior Moraes realizou diversos testes alérgicos, mas não foi possível diagnosticar a origem do problema. De acordo com os exames, as feridas não são causadas por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro fator externo.

Assim, o departamento médico do Corinthians passou a suspeitar que as urticárias tenham relação com questões emocionais, principalmente pelo fato de o atleta vir de um momento traumático, em que teve de deixar a Ucrânia às pressas por conta da guerra no país. Até então, o atacante nunca tinha tido esse tipo de irritação na pele.

– O aspecto emocional é um agravante para quem já tem urticária, mas não o causador. Há pessoas em situações super tranquilas ou de férias, por exemplo, que têm o mesmo sintoma que o Júnior está apresentando. Provavelmente, se ele estivesse em outras condições, a lesão na pele também teria aparecido, mas de forma mais leve – explica Luís Felipe Ensina, coordenador do departamento científico de urticária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Veja também:
+ Análise: fragilidade emocional é decisiva para Timão perder pontos
+ Com departamento médico cheio, Corinthians se reapresenta


Link
Notícias Relacionadas »