19/10/2022 às 07h39min - Atualizada em 19/10/2022 às 07h39min

Vale o tetra! Flamengo e Corinthians decidem a Copa do Brasil 2022

Confronto dos donos das massas mais representativas do país promete festa e emoção na finalíssima da competição, no Maracanã

O futebol brasileiro conhecerá na noite desta quarta-feira (19/10), o seu primeiro campeão na temporada. O dono da Copa do Brasil de 2022 irá sacudir o país junto de uma das maiores torcidas do mundo: Flamengo ou Corinthians darão um motivo para suas massas celebrarem a honra de campeão nacional com mais uma taça em suas ricas vitrines. Com o 0 x 0 da semana passada, o clima é de final única no Maracanã, a partir das 21h45.

Além do grande prêmio de R$ 60 milhões, um recorde na história da competição, o vencedor do encontro levará a melhor em um tira-teima entre dois tricampeões desta copa. O Fla triunfou em 1990, 2006 e 2013, enquanto o Timão ergueu a taça em 1995, 2002 e 2009. O campeão se somará aos times que mais vezes levantaram o troféu, empatando com o tetracampeão Palmeiras, no terceiro lugar, e ficando atrás do pentacampeão Grêmio e do hexacampeão Cruzeiro.

A hora de se mostrar copeiro

Desde o bicampeonato da Libertadores em 2019, o Flamengo não se mostrou uma equipe claramente eficaz ao decidir seus mata-matas. Para a sorte dos rubro-negros, as copas foram prioridade na atual temporada, com sucesso para chegar em todas as finais possíveis em 2022. Em campeonatos eliminatórios, o Mengo já foi vice-campeão neste ano, ao perder o Carioca para o Fluminense.

É fato que desde então muitas coisas aconteceram nos lados da Gávea, com mudança de treinadores e de ares no elenco. As chegadas de Dorival Júnior, Arturo Vidal e a melhora na fase de Pedro, hoje peça inegociável e insubstituível, agregaram para passar de ser pouco promissor a se tornar candidato primário a títulos.

Participando da Libertadores, o Flamengo foi uma das equipes que entrou na terceira fase da Copa do Brasil, despachando o Altos/PI, o Atlético-MG, o Athletico-PR e o São Paulo para chegar à decisão. Para ir pelo tricampeonato da copa continental, o Fla eliminou o Corinthians, nas quartas de final, no caminho para mais uma final.

A aposta da temporada

Após falhar na perseguição ao Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, o ano do Corinthians no que diz respeito ao calendário nacional se resume à conquista desta competição. Disputar uma final, com a clara possibilidade de título, pode ser uma demonstração de superação para o time de Vítor Pereira, seguido de momentos turbulentos em 2022 no comando corintiano.

Não somente a saída de Willian complicou a vida do Timão ao longo dos últimos meses como as ameaças da torcida por melhora no rendimento, incluindo o goleiro e ídolo Cássio. Outros reforços pontuais, como o retorno de Yuri Alberto ao país ou o achado do uruguaio Fausto Vera, garantiram uma melhor forma alvinegra.

A resposta em campo serviu para chegar a mais uma decisão na Copa do Brasil. Para isto, foi preciso deixar para trás a Portuguesa/RJ, o Santos, o Atlético-GO e o Fluminense, também a partir da terceira fase do torneio. A fase e a vida do Corinthians após a eliminação na Libertadores são completamente distintas ao que se vive atualmente no clube paulista, cotado para voltar a ser campeão nacional depois de cinco anos.

Prováveis escalações:

Flamengo

Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Arturo Vidal, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabriel e Pedro.

Técnico: Dorival Jr.

Corinthians

Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz, Adson, Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto.

Técnico: Vítor Pereira


Horário: 21h45

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio


Link
Notícias Relacionadas »