20/10/2022 às 16h45min - Atualizada em 20/10/2022 às 16h45min

Ventania derruba árvores centenárias e destelha empresas durante temporal em Jardim

Temporal deixou rastro de destruição e cidade sem energia elétrica

Temporal destelhou empresas e derrubou árvores. (Foto: Fala Povo)

O temporal com forte ventania que atingiu Jardim, deixou um rastro de destruição por toda a cidade na tarde desta quinta-feira (20). Na região central duas árvores centenárias e de grande porte foram arrancadas pela raiz.

De acordo com o Capitao Alex Fernandes do Corpo de Bombeiros, cerca de 20 árvores caíram no município, além de diversos galhos. Além disso, há registro de destelhamento de casas e comércios por toda a cidade.

Equipes da prefeitura estão espalhadas pela cidade para fazer um levantamento dos estragos. Segundo a prefeita Clediane Areco, três dos quatro distribuidores de energia elétrica foram danificados no município, que está totalmente sem energia elétrica.

Diversas casas também foram destelhadas pela forte ventania em Jardim.

Não há registros meteorológicos da intensidade dos ventos e volume de precipitação no município.

Canteiro forrado por granizo. (Foto: Jardim MS News)

Em Guia Lopes chuva de granizo assusta

O município de Guia Lopes da Laguna foi atingido por uma forte chuva de granizo na tarde desta quinta-feira (20). Um canteiro gramado da cidade ficou branco de tanta pedra de gelo caída do céu.

Moradores se assustaram com a intensidade da chuva de granizo e dos ventos, que atingiram o município.

Cidades sem energia elétrica

De acordo com a Energisa a interrupção do fornecimento de energia nos municípios de Jardim, Nioaque e Guia Lopes da Laguna foi provocado pelas fortes rajadas de vento. “A severidade do temporal ocasionou a queda de vários postes, rompimento de cabos e objetos foram lançados sobre a fiação”, diz em nota.

Equipes da concessionária estão no local e devido à complexidade dos reparos, ainda não é possível estimar um horário para retorno do fornecimento. A Energisa reforça que o Plano de Contingência foi acionado. Os consumidores podem solicitar atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular.

MS na rota de temporal

Há um alerta de nível laranja, que indica grau de severidade perigoso, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), valido até a sexta-feira (21) para todo o Mato Grosso do Sul.

O volume de chuva pode chegar de 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.

Com isso, há grande risco de prejuízos causados pela tempestade, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Árvore caiu com o temporal (Foto: Fala Povo)

Link
Notícias Relacionadas »
Fátima em Dia Publicidade 1200x90