24/10/2022 às 11h09min - Atualizada em 24/10/2022 às 11h09min

Saúde promove ações Outubro Rosa com exames, avaliação e orientações sobre o câncer de mama em Fátima do Sul

A Secretária de Saúde de Fátima do Sul desenvolverá nesta semana uma série de ações, que marcarão o encerramento do Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Nas unidades de saúde conforme cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, durante esta semana as mulheres poderão receber avaliação Odontológica, Antropométrica, médico/Enfermagem, realização de testes rápidos, realização de Preventivos, realização de Exame Clínico das mamas, solicitação de Mamografia e Vacinação.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fátima em Dia Publicidade 1200x90