10/11/2022 às 11h34min - Atualizada em 10/11/2022 às 11h34min

Funcionário terá folga de trabalho durante jogos da seleção na Copa?

Você deve conhecer aquele meme do funcionário que pergunta se vai ter folga em jogo da Copa do Mundo e o patrão pergunta se o funcionário foi convocado, né? Pois é, brincadeiras à parte, existe muita dúvida sobre isso: o empregador precisa dar folga para o trabalhador nos dias de jogo da seleção brasileira no Mundial?

O Primeira Página conversou com o advogado trabalhista Ricardo Sitorski e tirou as principais dúvidas dos funcionários em relação aos dias dos jogos da seleção brasileira.

    “Não é feriado e não é folga! Para a empresa dispensar o funcionários precisar ser realizado um acordo entre as partes para que isso ocorra.”

Existe a possibilidade de empregado e patrão chegarem a um acordo para uma possível compensação de horas? Nesse caso, com o funcionário sendo liberado?

    “Nesse caso o empregador precisa fazer um acordo de compensação de jornada. Nesse caso existe três formas disso acontecer: Empregador poder dispensar e compensar na mesma semana; compensar dentro do mesmo mês ou descontar do banco de horas”.

A empresa também pode propor um horário diferenciado para os dias de jogos?

    “Pode ocorrer! é uma forma da empresa não ter prejuízos. A empresa pode iniciar as atividades mais cedo tendo um compensação para que os empregados possam sair mais cedo e compensar essa saída no mesmo dia.”

Se a empresa oferecer um local para assistir as partidas, pode descontar o horário em que o empregado ficou assistindo o jogo?

    “Nesse caso em que a empresa mantém os funcionários dentro do ambiente de trabalho e só suspendendo as atividades no momento do jogo, caso haja alguma demanda de trabalho ele precisará atendê-la.”

Se o funcionário resolver faltar sem justificativa?

    “Se ele faltar por conta do jogo será dada a falta injustificável, além de perder o dia e o descanso de semana remunerado ele pode receber uma advertência. O mesmo acontece se ele sair para assistir a partida ingerir bebida alcóolica e voltar para o local de trabalho e pode ser despedido por justa calça.”

E na modalidade Home Office como funciona?

    “Nesse caso vale o bom senso. Porque o trabalhador é contratado para trabalhar por jornada de 8 horas e a modalidade por tarefa sem regime de jornada. Por jornada segue as mesmas regras, para aqueles que não trabalham por jornada não faz diferença nenhuma”, finalizou.

 


Link
Notícias Relacionadas »