05/04/2023 às 10h47min - Atualizada em 05/04/2023 às 10h47min

Peixe é tradição no almoço da Sexta-Feira Santa

Cardápio à base de peixe é a escolha de muitas famílias no feriado

A Sexta-Feira Santa é um dos dias mais importantes do calendário cristão, marcando o último dia da Semana Santa e o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. É também um dia de muitas tradições, especialmente, a de comer peixe. Muitas famílias ainda seguem este costume, sendo comum aos restaurantes oferecerem no cardápio pratos especiais de peixe para esta época do ano.
 
Supermercados e atacarejos também se preparam para a data e dispõem de diversas opções de pescado e produtos típicos da época, como azeites, vinhos, milho de canjica e chocolates, em especial, ovos de Páscoa.
 
Além de ser um prato tradicional, o pescado também é muito saudável, atesta a nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira. “O peixe é rico em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, e é uma ótima opção para quem deseja manter um estilo de vida saudável”, aponta a profissional.
 
Em muitas culturas, incluindo o Brasil, o bacalhau é um dos peixes mais apreciados nesta época. Outros peixes populares incluem sardinha, salmão, atum, linguado, robalo e, na região centro-oeste, pintado, piraputanga, matrinchã, pacu, cachara e tambaqui.
 
Para um almoço típico da Sexta-Feira Santa, a nutricionista do Fort Atacadista sugere a receita de arroz de bacalhau e, para a sobremesa, casca de chocolate nobre. 
 
Receita de Arroz de Bacalhau
1kg de lombo de bacalhau dessalgado ou 2kg de posta de bacalhau dessalgado
1 pote de azeitonas pretas tipo gordal
1 pote azeitonas verdes tipo gordal
200g de tomates cereja cortados ao meio
1 alho poró cortado finamente
6 limões Taiti 
1 maço de salsinha picada
1 cebola grande picada
1 dúzia de ovos
1 vidro de azeite
1 tablete de manteiga extra com sal
1kg de arroz 
200g de farinha Panko 
1kg de banha de porco
 
Modo de fazer
Cozinhe o arroz normalmente com alho e cebola, reserve.
Cozinhe 2 ovos por 7 minutos. Reserve
Com uma laminadora, fatie os alhos e frite em azeite. Retire os chips de alho e coloque para secar em papel toalha; reserve o azeite.
Coloque o bacalhau em uma assadeira e cubra à banha. Coloque em forno baixo, sem ferver, por, aproximadamente, 25 minutos. 
Retire o bacalhau, escorra e desfie grosseiramente.
Em uma frigideira, usando o azeite onde o alho foi frito, refogue cebola, alho, alho poró e os dois potes de azeitonas picadas. Coloque as lascas de bacalhau e, em seguida, o arroz já cozido. Empane 6 ovos com farinha Panko e frite em óleo quente.
Finalize com manteiga gelada e salsinha picada.
 
Montagem
Coloque o arroz de bacalhau em um refratário e regue com bastante azeite; decore com os ovos empanados, azeitonas, tomates e raspas de limão.
 
Sobremesa
Casca de chocolate nobre
Pique o chocolate nobre de sua preferência (branco, ao leite ou meio amargo). Derreta 2/3 do chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos em potência baixa, mexendo nos intervalos. Após derreter todo o chocolate, acrescente o 1/3 picado, até atingir uma temperatura média de 28 graus, ou que ao toque esteja frio. Coloque na forma do ovo. Leve à geladeira até a cristalização completa do chocolate, em média 5 a 10 minutos, somente ate o chocolate endurecer. 
 
Recheio
Coloque na panela leite condensado, creme de leite, chocolate em pó. Leve ao fogo e deixe cozinhar em média 5 minutos após ferver, em ponto de brigadeiro mole. Depois do brigadeiro pronto, reserve e deixe esfriar. Após o recheio frio, retire o ovo da forma e recheie, lembrando de adicionar uma camada fina de chocolate em cima do recheio para fechar o ovo. 
 
Simples e fácil, podendo ser uma renda extra. Lembrando que todos esses produtos são encontrados em todas as unidades do Fort Atacadista (Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e DF/Brasília).
 
Em Mato Grosso do Sul são dez unidades do Fort Atacadista: Loja Cafezais, Cônsul Assaf, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União. Para quem precisa abastecer a casa com produtos tradicionais para a celebração da Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa, a dica é aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento. 
No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/
Sobre a rede Fort Atacadista — Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 52 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »