27/07/2023 às 08h22min - Atualizada em 27/07/2023 às 08h22min

Explosão na C. Vale: Defesa Civil de Palotina atualiza número de mortos para oito e desaparecidos para seis

As informações sobre a explosão que aconteceu na C.Vale Cooperativa Agroindustrial, em Palotina, no Paraná

As informações sobre a explosão que aconteceu na C.Vale Cooperativa Agroindustrial, em Palotina, no Paraná, na tarde desta quarta-feira (26) continuam sendo atualizadas e, segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do município, o número de mortos já chega a oito. E há, pelo menos, seis desaparecidos até o momento. São ainda nove pessoas gravemente feridas. Um dos trabalhadores que sofreu o acidente foi resgatado com vida após oito horas de buscas. 

Até a noite de ontem, o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) falava em quatro mortos e 27 desaparecidos sobre os escombros.

As buscas continuam e estão concentradas em locais da cooperativa onde foram ouvidos gritos de socorro ainda na noite desta quarta. O governo do estado do Paraná também anunciou o envio de reforços, com dois aviões da Casa Militar, de 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) e mais dois cães farejadores. 

O capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, afirma que trata-se de uma corrida contra o tempo para salvar o maior número de pessoas possível. Segundo ele, a maior parte dos colaboradores estava em túneis no subsolo e a estrutura veio abaixo por conta da explosão. Os primeiros socorristas que chegaram ao local do acidente localizou o corpo de uma das vítimas na frente de um dos armazéns e outro, atrás. "Provavelmente, elas foram atingidas pela onda de choque que se propaga no momento da explosão e vieram a óbito", diz. 

A explosão aconteceu por volta das 17h (horário de Brasília) e as causas que deram origem ao acidente ainda não foram identificadas. 

A C.Vale conta com unidades no Paraná e nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cooperativa também tem uma unidade no Paraguai, voltada para os produtores de soja. No sul do país, a C.Vale é a quinta maior cooperativa em volume de vendas e no Paraná, ocupa a segunda posição. A cooperativa conta com  mais de 26 mil cooperados e emprega mais de 13 mil colaboradores. 
 

Veja a nota oficial da C. Vale

A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.
 
Palotina, 26 de julho de 2023.
A Direção 

Veja o que diz a Secretaria de Saúde do Paraná

"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado para o caso do incidente em Palotina e auxilia o município por meio da Regulação de Leitos na transferência e encaminhamento de pacientes. Até às 20h a Regulação registrou a transferência de um paciente para a Policlínica de Cascavel e aguarda novas demandas por parte do Hospital Municipal de Palotina. A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos".

Veja o que diz o Sindicato Rural de Palotina

O presidente do Sindicato Rural da cidade, Edmilson Zabot, afirmou que também aguarda por mais informações sobre os óbitos e extensão dos danos. E lembra que, de fato, esse é um momento muito intenso de trabalho em função do pico da colheita da segunda safra de milho e das culturas de inverno no estado. "Essa é a maior colheita de milho da história do município, então estão todos a todo vapor secando para poder colher, receber, dar espaço e então, tem muita gente trabalhando, muita gente envolvida", disse ao Notícias Agrícolas. 

Zabot complementou dizendo que "o Sindicato vai aguardar os desdobramentos, e sem dúvida, vamos nos envolver e prestar o apoio naquilo que for necessário e dentro das possibilidades do sindicato. Solidariedade em primeiro lugar às famílias, à empresa. Estamos em um momento muito especial, a maior colheita de milho da história de Palotina. O município vivia um momento especial, de uma colheita importante para o município, e vem uma tragédia dessas, e deixou todo mundo abalado. Aguardamos todos os esclarecimentos, e com certeza todas as pessoas de Palotina vão se solidarizar".

Veja o que diz o Prefeito de Palotina,  Luiz Ernesto de Giacometti

“Nós fomos acionados perto das 17 horas (do dia 26) com esta explosão, que realmente foi uma coisa grave e trágica, porque vários silos da Cooperativa C.Vale explodiram. Nós nos mobilizamos urgentemente e rapidamente para atendermos à necessidade das pessoas que foram atingidas. Neste período todo nós mobilizamos o SAMU, helicóptero, várias ambulâncias da região. Prefeitos de outras regiões também nos ligaram, se colocando à disposição para prestarem ajuda neste primeiro atendimento. Nestes atendimentos realizados, foram encaminhados para o Hospital Municipal dois casos mais graves, com estas pessoas entubadas, principalmente com queimaduras, há outras vítimas sendo atendidas em Palotina e outras que foram encaminhadas para outros hospitais. O que nós aguardamos agora é com a equipe de atendimento de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil e outros especialistas, que estão tentando acessar os escombros para encontrar outras vítimas. Estamos  à disposição com toda a equipe preparada para prestar todos os atendimentos”.


Link
Notícias Relacionadas »