01/08/2023 às 09h15min - Atualizada em 01/08/2023 às 09h15min

Lua Azul: Fenômeno astronômico raro poderá ser visto de MS em agosto

Agosto contará com duas super luas

Agosto chega com o calendário movimentado e repleto de fenômenos astronômicos que podem ser vistos de Mato Grosso do Sul. Entre eles, a Lua Azul, que acontece em 30 de agosto.

Apesar do nome, o fenômeno consiste em uma lua maior que o normal e com brilho mais radiante. Isso porque ela estará mais próxima do planeta Terra. Ou seja, estaremos a 357.344 quilômetros de distância da Lua, o normal é 384 quilômetros.

Além disso, o mês que está prestes a começar terá outra super lua. Já nesta terça-feira (1º), sul-mato-grossenses poderão ver a primeira super lua de agosto. Neste dia, a lua estará a 357.530 quilômetros da terra. Assim, poderá ser observada por equipamentos astronômicos ou a olho nu.

Ao Metrópoles, o astrofísico aposentado da NASA, Fred Espenak, disse que as noites quentes de verão tornam o momento ideal para luas cheias. “As noites quentes de verão (no hemisfério norte) são o momento ideal para observar o nascer da lua cheia no céu oriental minutos após o pôr do sol. E acontece duas vezes em agosto”, explicou.

Link
Notícias Relacionadas »