23/10/2023 às 13h05min - Atualizada em 23/10/2023 às 13h05min

Adeus ao calorão? Frente fria traz tempestades e pode amenizar temperaturas em MS

FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A semana começa com calor que ultrapassa os 43°C em Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (23). A chegada de uma frente fria pode amenizar as temperaturas, com chances de tempestades em quase todas as regiões do Estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas isoladas são favorecidas pelo aquecimento diurno. Nesta segunda a umidade relativa do ar estará em índice crítico, de 15 a 35%, com pontuais rajadas de vento, podendo chegar a 60 km/h.

Na terça-feira (24) a previsão é de sol, mas com mudança no tempo para aproximação de chuvas e tempestades acompanhadas de , raios e granizo. A maior probabilidade de ocorrência das chuvas e tempestades são nas regiões central, sul, sudeste e norte do Estado. A instabilidade acontece pelo aquecimento diurno e deslocamento de cavados.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 23 e 24°C e máximas que podem atingir os 36°C na região sul. Para as outras regiões do estado, temperaturas mínimas entre 24 e 29°C e máximas de até 37 a 39°C. As maiores temperaturas estão previstas para as regiões pantaneira, sudoeste e norte do estado.

Em , mínima de 25°C e máximas de até 34°C. Em grande parte de MS, os ventos atuam do quadrante oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

Já na quarta (25) e quinta-feira (26), há maior probabilidade de chuvas de intensidade fraca a localmente forte. Algumas regiões podem registrar temporal com ventania e queda de granizo. As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o estado, mas o destaque são para a região central, sul, leste, nordeste e norte do Estado.

Frente fria

Nestes dias, o deslocamento de cavados, aliado a uma frente fria oceânica associada ao ciclone extratropical, além do transporte de calor e umidade, favorecem a formação de nuvens e chuvas. Para as regiões sul, bolsão e leste do Estado, são previstas mínimas entre 20 e 24°C e máximas que podem atingir os 33°C.

Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, temperaturas mínimas
entre 23 e 26°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 23°C e máximas de até 31°C. Os ventos variam do quadrante norte e oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

A partir da sexta-feira (27), a aproximação de uma frente fria, deverá favorecer chuvas com acumulados significativos e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Conforme o monitoramento, até 31 de outubro são esperados acumulados de chuvas de 100 a 125, principalmente nas regiões sul, sudeste e leste.


Link
Notícias Relacionadas »
Fátima em Dia Publicidade 1200x90