13/02/2024 às 08h06min - Atualizada em 13/02/2024 às 08h06min

São Paulo vai conhecer nesta terça a campeã do carnaval 2024

Apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial começa às 16h, no Sambódromo do Anhembi.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval 2024 de São Paulo acontece nesta terça-feira (13), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi. Fechado para o público, o evento será transmitido pela TV Globo.

Serão nove quesitos avaliados: Evolução, Comissão de Frente, Fantasia, Enredo, Samba-Enredo, Bateria, Alegoria, Mestre-sala e porta-bandeira e Harmonia.

Como os jurados atribuem as notas

No momento em que pisam na avenida, as escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias. A partir daí, os 45 jurados do grupo Especial - 5 de cada categoria - recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento.

Além disso, os julgadores recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.

No dia da apuração

Durante a apuração, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.

As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, o quesito "harmonia" foi sorteado para servir como o segundo critério. A definição ocorreu nesta segunda-feira (12), na sede da Liga-SP, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados será acompanhada apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.

O desfile das Campeãs será no sábado (17) e contará com as seis escolas mais bem classificadas.

Grupo Especial do Carnaval 2024

  • Camisa Verde e Branco
  • Barroca Zona Sul
  • Dragões da Real
  • Independente Tricolor
  • Acadêmicos do Tatuapé
  • Mancha Verde
  • Rosas de Ouro
  • Vai-Vai
  • Tom Maior
  • Mocidade Alegre
  • Gaviões da Fiel
  • Águia de Ouro
  • Império de Casa Verde
  • Acadêmicos do Tucuruvi

Entenda os quesitos avaliados pelo júri

Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.

Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado. Também é considerada a "ousadia na performance musical", com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Alegoria: Julga os carros alegóricos - a beleza e a relação com o enredo. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.

Comissão de Frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência de no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.

Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.

Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento. Os itens apresentados no desfile devem corresponder ao apresentado anteriormente em desenhos pela escola.

Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.

Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.


Link
Notícias Relacionadas »