15/02/2024 às 17h18min - Atualizada em 15/02/2024 às 17h18min

Alta incidência de dengue aumenta para 10 municípios de MS

Além disso, tem dois óbitos sendo investigados pela doença

O alerta de alto incidência de dengue aumentou para dez municípios de Mato Grosso do Sul, conforme dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), nesta quinta-feira (15). Há uma semana eram apenas seis cidades no vermelho.

Na lista estão inclusos: Aral Moreira; Paranhos; Sete Quedas; Costa Rica; Coronel Sapucaia; Laguna Carapã; Chapadão do Sul; Rochedo; Brasilândia; e Tacuru.

Essa definição se aplica quando o local registra mais de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes.

Os casos prováveis saíram de 2.058 para 2.816, e os confirmados de 310 para 671. Já óbito em investigação saiu de 1 para 2, mas sem confirmação ainda.

Chapadão do Sul é a cidade que acumula mais casos, registrando 143; em seguida está Costa Rica com 82; e Dourados com 45. Em Campo Grande tiveram 18 registros.

Ainda há cidades que não registraram notificações e não estão em classificação de risco, como por exemplo, Glória de Dourados; Porto Murtinho; Inocência; Sonora, Taquarussu; Pedro Gomes; e Juti.
No mapa, cor vermelha indica municípios de MS com alto índice de dengue; amarelo, médio índice; e verde, baixo índice (Foto: Reprodução/Boletim Epidemiológico SES)
No mapa, cor vermelha indica municípios de MS com alto índice de dengue; amarelo, médio índice; e verde, baixo índice (Foto: Reprodução/Boletim Epidemiológico SES)

Wolbachia - O método implantado em Campo Grande em 2020, é somente uma das estratégias no combate ao Aedes aegypit, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A Wolbachia quando inserida no organismo do mosquito, este microrganismo impede o desenvolvimento de vírus que são prejudiciais à saúde do ser humano, facilitando na redução de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo inseto. O projeto consiste na soltura de outros mosquitos.

O Ministério da Saúde prevê ampliar o método para seis municípios: Natal (RN), Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC). No entanto, não tem previsão para outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Todas as regiões de Campo Grande já receberam a soltura dos Wolbitos, dividida em seis fases. Os primeiros bairros a receberem foram: Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado.

Vacina – Em Mato Grosso do Sul, 76 municípios receberam 69.570 doses da Qdenga, no último sábado (10).

Os únicos que ficaram de fora são Ladário e Corumbá, que estão com média incidência para a doença. Dourados também não vai receber pois deu início ao projeto.

Enquanto isso, outros que estão com baixa incidência receberam os imunizantes, e até mesmo os 8 municípios que nem tem classificação de risco.

Link
Notícias Relacionadas »