20/03/2024 às 07h00min - Atualizada em 20/03/2024 às 07h00min

Outono chega quente, mas frente fria promete aliviar o calorão em MS

No primeiro dia da nova estação a previsão é de sol com possibilidade de chuva no início da tarde

Após um verão de calor intenso, Mato Grosso do Sul entrou oficialmente no Outono às 00h06 desta quarta-feira (20). No primeiro dia da nova estação a previsão é de sol com possibilidade de chuva no início da tarde.

Em Campo Grande, Outono inicia quente, com temperaturas variando entre 25ºC a 34ºC, a umidade relativa do ar varia entre 53% a 89%, o que indica um clima seco e ensolarado. Há possibilidade de chuva entre as 10h e 14h.

A boa notícia é que ainda nesta semana uma frente fria deve chegar ao Estado trazendo alívio ao calor.

De acordo com previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo deve mudar na quinta-feira (21), devido ao avanço de uma frente fria. Não deve ficar frio, apenas menos quente, com redução das temperaturas máximas.

O Outono marca a transição do verão para o inverno, sendo caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais. No entanto, o clima da estação pode variar devido aos fenômenos climáticos.

A chegada da nova estação marca ainda o Equinócio de Outono, quando o tempo de dia é o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam, os dias ficam mais curtos.

Para 2024, o prognóstico indica que o frio das manhãs e as massas de ar polar da estação devem demorar um pouco para chegar e a influência do El Niño manterá atmosfera aquecida. O calor e a umidade continuam com as máximas acima dos 30 graus e umidade relativa acima de 65%.

Outono será de calor e poucas chuvas

Ipês formando ‘tapete rosa’ em Campo Grande. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

De acordo com o modelo ensemble do Cemtec, a previsão para a temperatura do ar indica que, no trimestre de abril, maio e junho, ficará 70-100% acima do que é esperado, ou seja, um trimestre bem mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima da média histórica.

Para quem aguarda o frio, há probabilidade de queda nas temperaturas em maio e frio forte em junho, com pequena chance de geadas para o final da estação, que encerra em 20 de junho.

Neste ano, o Outono será marcado por poucas chuvas e longos períodos de estiagem. Os modelos meteorológicos indicam fortalecimento de bloqueios atmosféricos associados a alta pressão no Paraguai e Bolívia, que reduzem a formação de nuvens, gerando seca.

Em consequência, a falta de chuva induz ao baixo teor de água no solo, provocando estiagens que devem ser significativas neste outono. A previsão indica que Mato Grosso do Sul pode ultrapassar o processo de forte estiagem com 30 a 40 dias sem chuvas.

Iniciado sob efeito do El Niño, o outono caminha para neutralidade e deve terminar sob atuação do La Niña.


Link
Notícias Relacionadas »