05/02/2014 às 07h25min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Vitamina E e outros antioxidantes podem agravar câncer

Se você ainda não jogou seus frascos de multivitaminas fora, atenção: mais uma pesquisa está questionando os benefícios dos suplementos vitamínicos. O novo estudo mostra que alguns antioxidantes, como a vitamina E, podem provocar o câncer de pulmão.

“Ingerir suplementos com antioxidantes pode ser prejudicial e acelerar o crescimento de tumores”, afirma o biólogo e co-autor do estudo, Martin Bergo, de Gotemburgo . “Se eu tivesse um paciente com câncer de pulmão, não recomendaria o consumo de antioxidantes”.

Experimentos em ratos comprovaram que os antioxidantes permitem que as células cancerosas escapem do sistema de defesa natural das células saudáveis, estimulando a proliferação de tumores preexistentes.

“Os antioxidantes fizeram os ratos morrerem duas vezes mais rápido, e o efeito dependia da dose”, explicou Bergo em uma coletiva de imprensa. “Quanto mais alta a dose, mais os tumores cresciam”.

Os resultados, publicados na revista Science Translational Medicine, não significam que você deve abandonar uma dieta composta por alimentos integrais, naturalmente rica em antioxidantes. Os ratos do estudo receberam doses vitamina E quatro a 50 vezes maiores que a recomendada no Estados Unidos.

Também não ficou claro se os antioxidantes podem causar câncer de pulmão ou se apenas agravam um tumor já existente.

Testes anteriores em seres humanos também revelaram que a suplementação com betacaroteno, vitamina A e vitamina E aumentam a incidência de câncer de pulmão em fumantes.

Por Sheila M. Eldred


Link
Notícias Relacionadas »