A Igreja Universal do Reino de Deus está em negociações avançadas para comprar a CNT, sediada em Curitiba. A informação foi publicada pelo “NTV”.
As quatro geradoras e as 50 retransmissoras do canal, espalhadas por 16 estados e o Distrito Federal, estão avaliadas em R$ 300 milhões. Edir Macedo, líder da Universal, já é dono da Record, Record News e Rede Família.
As negociações começaram em 2013. Na época, Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, também entrou na disputa com Macedo, o seu principal rival na busca por fiéis.
Sem conseguir adquirir a CNT, a Universal conseguiu alugar 22 horas da programação do canal em maio do ano passado. Na época, praticamente todos os funcionários foram demitidos e os rumores de venda já eram fortes. Porém, o aluguel de horários não é o ideal para a igreja, pois gasta cerca de R$ 8 milhões por mês. Em longo prazo, seria melhor comprar a emissora, controlada pela família Martinez, conforme destaca a mesma publicação.
O Ministério Público Federal abriu uma ação civil pública no ano passado contestando a legalidade do contrato entre a CNT e a Universal. O caso tramita na Justiça Federal em São Paulo. Para o MP, o acordo configura “alienação de concessão pública”. A Procuradoria pede a suspensão das concessões da emissora e o bloqueio dos bens dos envolvidos. O Ministério das Comunicações, do Governo Federal, também abriu procedimentos para fiscalizar a relação das empresas.
Ao “NTV”, a CNT afirmou que “são falsas as notícias de que foi vendida” e que “seguirá nos seus esforços para agregar cada vez mais excelência à radiodifusão brasileira”. A Universal disse que “não procede” a compra da rede.