06/07/2015 às 07h14min - Atualizada em 06/07/2015 às 07h14min

Docentes da UFMS decidem continuar em greve por tempo indeterminado

Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) decidiram, em assembleia geral, realizada na última quarta-feira (1º), na Capital, que continuam em greve. Eles rejeitaram a contra a contraproposta do governo federal de reajuste de 21,3% parcelado em quatro vezes – 2016, 2017, 2018 e 2019 –, inferior aos 27,3% reivindicados para janeiro do ano que vem.  

Os docentes seguem o posicionamento do Comando Nacional de Greve, e continuam com a paralisação na UFMS por tempo indeterminado. A docência das instituições federais de ensino superior vem amargando defasagem salarial em decorrência de um acordo feito entre a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) e o governo central em 2012, que parcelou o reajuste até 2015.

As reivindicações dos professores das instituições federais vão além da reposição salarial. As solicitações envolvem questões amplas, de interesse social, contra a retirada de direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, contra o corte de verbas para a educação, em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, contra a contratação de docentes via organizações e via terceirização, contra a imposição de resoluções, normas e condutas na UFMS, em defesa das políticas de assistência estudantil e de melhores condições de trabalho. Com informações assessoria.


Link
Notícias Relacionadas »