27/01/2017 às 16h03min - Atualizada em 27/01/2017 às 16h03min

Prefeita Ilda Machado assina termo de adesão do Programa Agrinho nas escolas de Fátima do Sul

Uma parceria da Prefeitura, Sindicato Rural e Senar-MS.

WASHINGTON LIMA
Luiz Fernandes

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), acompanhada da Secretária Municipal de Educação de Fátima do Sul, Josefa Lindaci, se reuniram nesta sexta-feira (27), com o Presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti, membros da diretoria e com a Supervisora do Senar-MS da Região Sul, Juliana Santiago Cascão, para discutirem e assinar o termo de adesão ao Programa "Agrinho" nas escolas estaduais e municipais de Fátima do Sul, em parceria com o Sindicato Rural e Senar-MS.

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

Segundo a supervisora do Senar em Fátima do Sul, Juliana Santiago Cascão, o Senar conta com o apoio dos sindicatos rurais para implantar programas educativos nos municípios: "O Sindicato Rural é nosso principal parceiro, como entidade representante do Senar em Fátima do Sul, é fundamental o apoio para que nossos objetivos sejam concretizados".

“Através do programa temos o objetivo de formar cidadãos com um pensamento crítico, criativo, que desenvolva a autonomia e a capacidade de se assumirem como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos”, destaca a secretária municipal de educação, Josefa Lindaci.

Durante a reunião a Prefeita destacou a importância do Programa para o município de Fátima do Sul, onde a principal atividade econômica é a agropecuária, aprimorando o conhecimento e tendo conhecimento ambiental. “A educação é uma das nossas prioridades e estamos investindo em programas que incentivem o desenvolvimento do saber e do senso crítico”, observa a prefeita Ilda Machado.
Assinou a implantação do Programa Agrinho nas escolas estaduais e municipais. (Foto: Luiz Fernandes)

 

 

SOBRE O AGRINHO

O programa iniciou as atividades em 2016 com 40 municípios parceiros, 348 escolas municipais e estaduais e previsão de atender 120 mil alunos durante o ano letivo.

O Agrinho tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

Participam do Programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

A Coleção Agrinho está idealizada para contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, como sujeitos fazedores da história atual. Sua proposta explora a interdisciplinaridade na perspectiva de superar a mera transversalidade de conteúdos e temas. É composta por nove materiais destinados aos alunos e dois livros didáticos dirigidos aos professores.

Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.


Link
Notícias Relacionadas »