13/12/2017 às 08h55min - Atualizada em 13/12/2017 às 08h55min

Nota da prefeitura de Fátima do Sul sobe de 2,9 em 2016 para 8,2 em ranking de transparência do MPF

As notas foram divulgadas pela Rede de Controle de Gestão Pública

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA

A prefeita Ilda Salgado Machado comemora a nota conquistada por Fátima do Sul em transparência pública. As notas foram divulgadas pela Rede de Controle de Gestão Pública, que integra órgãos ligados ao combate à corrupção na gestão pública, elaborado a partir da avaliação dos sites dos 79 municípios e do governo estadual.

Para a prefeita, a nota é resultante da responsabilidade administrativa e fiscal do município de Fátima do Sul, do zelo com dinheiro público e principalmente com a prestação de contas ao cidadão. “Ainda não chegamos à nota máxima, nesta semana já reuni todos os secretários, onde tratamos sobre integridade e a honestidade nas ações de nossa gestão, cujo objetivo é atingir a transparência total em todos os setores”, ressaltou Ilda Machado.

A prefeita disse que desde o início da gestão tem se preocupado em desenvolver uma política de diálogo e de transparência, que caminhe alinhada aos interesses da população. Um dos primeiros procedimentos foi reativar o Portal da Transparência que estava desatualizado durante a gestão passada. “Montamos uma equipe focada, esforçada e com muito trabalho estamos avançando e melhorando a cada dia, desta forma que recebemos este reconhecimento. Quem ganha com isso é o cidadão fatimassulense que, com muita facilidade, pode fiscalizar como nós, gestores, estamos investindo os recursos”, destacou a prefeita.

Em 2015, na gestão do ex-prefeito, o Ministério Público Federal realizou a primeira avaliação e a nota do município ficou em 4,70. Em 2016, o MPF realizou a segunda avaliação e o município manteve a nota 4,70. Ainda em 2016, foi realizada a terceira avaliação, quando o ex-prefeito omitiu informações dos gastos públicos e a nota de transparência despencou para 2,90. Já a atual prefeita, elevou o índice apresentado pelo Ministério Público Federal, para 8,20.

Critérios

Os dados apresentados foram colhidos dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual de Mato Grosso do Sul na internet, avaliando-se adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. As pesquisas nos sítios eletrônicos foram realizadas de 06 a 10 de novembro de 2017. 

Link
Notícias Relacionadas »