27/11/2019 às 12h36min - Atualizada em 27/11/2019 às 12h36min

Sábado será especial para vacinação contra o sarampo em Fátima do Sul

Postos de Saúde ficarão abertos das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia

- FÁTIMA EM DIA

O sábado, dia 30, será o Dia D de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Fátima do Sul que está em sua segunda etapa. Entre os dias 18 e 30/11, está em andamento a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar aqueles que não possuem comprovação vacinal para o sarampo conforme faixa etária: Crianças de 6 a 11 meses devem ter a dose “zero” contra o sarampo. De 12 a 14 meses devem ter a primeira dose da vacina e a partir dos 15 meses até 29 anos devem ter 2 doses de vacina contra o sarampo.

Em Fátima do Sul, os Centros de Saúde da Família têm vacina disponível para atender a população. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento. Os centros atendem todos os dias da semana. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11 (sábado) e o horário de funcionamento dos postos de saúde em Fátima do Sul será das 08 às 16 horas, sem fechar ao meio dia.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

PONTOS DE VACINAÇÃO EM FÁTIMA DO SUL:

ESF JARDIM TATIANE
ESF JARDIM O PIONEIRO
ESF VILA EDUCACIONAL
ESF CULTURAMA


Link
Notícias Relacionadas »